Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 29 de junho de 2014

Arte do Blog

O Brasil está sediando a Copa do Mundo pela segunda vez. No período dedicado ao ludopédio publicaremos obras de artistas dos países que concorrem ao cetro. Hoje o país homenageado é o Uruguai, que embora derrotado mostrou garra e determinação, características de nossos vizinhos ao Sul. O artista escolhido para homenagear o país do presidente José Mujica é Joaquim Torres Garcia, reconhecido internacionalmente como um dos grandes pintores do século XX.


Joaquim Torres Garcia

Joaquim Torres Garcia nasceu em 1874, em Montevidéu, no Uruguai. Com 17 anos foi morar em Mataró, na Espanha, onde entrou para La Llotja, que era a escola oficial de Belas Artes. Depois, mudou-se para Barcelona, onde frequentou a Academia Baixa. Participou do Ciclo dos Artistas de Saint Lluc, sob orientação católica. No final da década já estava totalmente integrado ao ambiente modernista do café "Les Quatre Gats".


Em 1903 colaborou com o fabuloso espanhol Gaudi na realização dos vitrais da catedral de Palma de Mayorca, e depois para a Sagrada Família de Barcelona. Em 1910, fez os murais do Pavilhão da República Oriental do Uruguai para a Exposição Universal de Bruxelas.


Em 1928 conheceu Theo van Doesburg, e no ano seguinte conheceu Piet Mondrian. Em 1933 fez exposição no Museu de Arte Moderna de Madri. Em 1934 retornou a Montevidéu e no ano seguinte fundou a Associação da Arte Construtiva, com a publicação "Estrutura". Em 1936 começou a editar a revista "Círculo y Cuadrado", que foi publicada até 1943. Em 1938 fez o Monumento Cósmico para o Parque Rodo de Montevidéu. Em 1939 escreveu "História de mi vida".


Em 1943, começou a funcionar o Atelier Torres-Garcia e dois anos depois publicou a revista "Removedor". Publicou "Universalismo Constructivo: contribución a la unificación del arte y la cultura". Joaquim sustentava a defesa de uma arte própria sul-americana, e seus alunos e seguidores formaram uma escola artística rio-platense.

Joaquim Torres Garcia morreu em Montevidéu, no dia 8 de agosto de 1949.



Clique aqui para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário