Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de abril de 2014

Arte do Blog

Hoje iniciamos um passeio pelas artes contemporâneas asiáticas com a apresentação dos trabalhos de uma das artistas vivas mais proeminentes do Japão, Yayoi Kusama, também conhecida como “A Princesa das Bolinhas”. As obras de Kusama são uma reflexão da poderosa maneira alucinatória como ela vê o mundo.

Thousands of eyes

Yayoi Kusama
,
Yayoi Kusama, nascida em 20 de março de 1929, é uma artista pop japonesa de grande prestígio. Sua história de vida é incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot. Hoje, aos 84 anos, a artista continua produzindo. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas.

2-15-12-11
x
Em todas as suas artes, que possuem um quê de surrealismo, modernismo e minimalismo, podemos notar o padrão de repetição e acumulação. Além disso, Kusama também se embrenhou na literatura, com romances e poesias, distribuídos em 13 livros. Alguns dos seus romances são considerados chocantes e surrealistas, com personagens fortes como prostitutas, cafetões, assassinos, auto retrato de si própria como Shimako, enlouquecida em Foxgloves Central Park. De onde vem tanta criatividade? Tudo indica que é devido à esquizofrenia, que a fazia ter uma percepção e uma visão diferente da realidade em que vivia.

Vegetais

"Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligados à minha doença.

Mulheres

As obras de Yayoi Kusama possuem um valor inestimável, um trabalho recente foi vendido pela galeria Christie New York pela bagatela de US$ 5,1 milhões, um recorde para um artista vivo do sexo feminino. Considerada louca por alguns, o que se pode dizer de Yayoi Kusama é que mesmo na sua loucura e em seus desvarios, ela encontrou na arte a fuga e o tratamento da sua doença, tornando=se um dos grandes nomes da Arte Pop. Como ela mesmo diz: "Se não fosse a arte, eu já teria me matado há muito tempo".

Crisântemo

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário