Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 9 de março de 2014

Arte do Blog

Na sequência de pintores impressionistas apresentamos hoje Mary Cassat, pintora e gravadora nascida nos Estados Unidos e radicada na França na vida adulta, onde foi ligada ao movimento impressionista e desenvolveu uma expressiva e prolífica carreira.

Criança nua

Mary Cassatt

Mary Stevenson Cassatt nasceu em 22 de maio de 1844, na cidade de Allegheny, Pensilvânia. Suas circunstâncias sócio econômicas foram favoráveis: seu pai, Robert Simpson Cassat (mais tarde Cassatt), era um bem sucedido corretor da bolsa e sua mãe, Katherine Kelso Johnston provinha de uma família de banqueiros. 

Festa Náutica
x
Cassatt cresceu em um ambiente que teve nas viagens parte integrante de sua educação. Ela passou cinco anos na Europa e visitou muitas capitais, incluindo Londres, Paris e Berlim. Durante esse período ela teve suas primeiras lições de desenho e música e aprendeu alemão e francês. Cassat teve seu primeiro contato com a arte impressionista na Feira Mundial de Paris de 1855, sendo fortemente impactada pelos trabalhos de Ingres, Delacroix, Corot e Courbet. Na exposição também foram exibidos trabalhos de Degas e Pissarro, de quem ela seria colega.

Duas mulheres sentadas ao lado de um córrego da floresta

Cassatt admirava Degas, cujos pastéis tinham causado forte impressão sobre ela quando os viu na janela de um negociante de arte em 1875. "Eu costumava ir e achatar o nariz contra a janela e absorver tudo o que podia de sua arte", ela relembrou mais tarde. "Ele mudou a minha vida".

Toureiro e rapariga

Em reconhecimento a suas contribuições para as artes, a França concedeu-lhe a Legião de Honra em 1904. Cassatt faleceu em 14 junho de 1926 no Chateau de Beaufresne, perto de Paris, e foi sepultado no jazigo da família em Mesnil-Theribus, França. A partir de 2005, seus quadros foram vendidos por até 2,87 milhões dólares americanos.

Na Ópera

Clique aqui e aqui para saber mais.

Um comentário: