Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Leituras do Blog


Medindo a resistência do solo

Engenheiros alemães desenvolveram, durante a II Guerra Mundial, um método simples e engenhoso de avaliar a resistência dos campos onde deveriam passar seus tanques pesados

Os tanques são armas eficazes e foram responsáveis por grande parte das vitórias alemãs no início da guerra. No entanto, com o transcorrer do conflito os adversários também desenvolveram tanques poderosos e equilibraram as ações. 


Para ganhar a supremacia contra a União Soviética os alemães desenvolveram um super tanque, o Tiger II, cujo peso era da ordem de 70 toneladas. Com altura de 2,88 metros, comprimento de 7,38 metros e largura de 3,75 metros, o Tiger II rodava apoiado em duas esteiras de 51,5 cm quando percorria estradas e 71,5 cm em campo aberto.

Trafegar em campo aberto era o problema, o solo tinha de ser resistente para suportar a pressão do tanque. Como avaliar se um terreno seria ultrapassado ou o tanque encalharia?


O método prático desenvolvido pelos engenheiros alemães era simples, ao alcance de qualquer soldado. Para saber se o terreno era confiável, dois soldados deveriam caminhar até ele, um montaria nas costas do outro e o soldado em contato com o solo deveria levantar um dos pés. Se o pé apoiado no solo afundasse, o tanque também afundaria e seria inutilizado.


Podemos assim calcular a pressão exercida pelos soldados sobre um terreno por onde passaria um Tiger II.


Supondo que a massa média de cada soldado fosse 75 kg, teríamos uma carga de 150 kg apoiada na base de uma bota militar de 12 cm x 30 cm. Sendo a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, o peso dos soldados seria 1500 N.

Pressão = Intensidade da Força/Área => 

Pressão = 1500 N/0,036 m2 4,2.104 N/m2.

O método era prático, os soldados não precisavam saber matemática. Pouco adiantou a engenhosidade dos engenheiros alemães, os aliados venceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário