Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 29 de dezembro de 2013

Arte do Blog

O maneirismo foi uma movimento artístico que surgiu e se desenvolveu em Roma entre 1520 e 1610, contrapondo-se ao modelo vigente da antiguidade clássica. Uma característica marcante do movimento é a atenção aos detalhes. O artista que apresentamos hoje é o pintor holandês Joachim Wtewael, um dos maiores representantes do maneirismo nos países baixos.
  
Mulher vendendo vegetais
Joachim Wtewael

Joachim Anthonisz Wtewael (Utrecht, 1566 - Utrecht, 1638) foi um notável pintor, desenhista e gravurista) holandês. Wtewael (cujo sobrenome é por vezes grafado Uytewael) iniciou a sua carreira fazendo gravuras em vidro com seu pai em sua terra natal, na cidade de Utrecht. Em 1586, ele começou uma viagem de seis anos pela Europa, especificamente por França e Itália, onde permaneceu principalmente em Pádua, onde começou a produzir as suas internacionalmente renomadas pinturas.

Autorretrato
x
De volta a Utrecht, em 1592, aos vinte e cinco anos de idade, Wtewael se afiliou a uma guilda (associação de artesãos ou profissionais) na qualidade profissional de pintor e começou a produzir pinturas, desenhos, gravuras e vitrais. Ele foi um dos últimos pintores a ater-se firmemente ao maneirismo naquele país, ignorando o naturalismo que se tornara prevalente.

Batismo de Cristo

Wtewael tornou-se o líder dos proponentes neerlandeses do maneirismo. Seu estilo distinto e charmosamente artificial, que permaneceu intocado pelos desenvolvimentos naturalísticos emergentes e sendo estabelecidos em sua volta, mantendo características como cores acídicas e contendo figuras elegantes em poses intencionalmente distorcidas. A melhor coleção de seu trabalho, contendo um autoretrato (datado em 1601), se encontra no Centraal Museum de Utrecht.

Pagamento de impostos

Wtewael morreu em Utrecht em 01 agosto de 1638, depois de ter sobrevivido a sua esposa, Christian van Halen, por nove anos. Ele teve quatro filhos, um dos quais, Pedro, era um pintor que trabalhava em seu estilo.

Esaú e Jacó

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário