Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 22 de dezembro de 2013

Arte do Blog

O maneirismo foi uma movimento artístico que surgiu e se desenvolveu em Roma entre 1520 e 1610, contrapondo-se ao modelo vigente da antiguidade clássica. Uma característica marcante do movimento é a atenção aos detalhes. O artista que apresentamos hoje é o pintor italiano Agnolo Bronzino, um dos maiores representantes do maneirismo.
  
Retrato de Piero il Fatuo
Agnolo Bronzino

Agnolo Bronzino, nasceu em Ponticelli de Florença, no dia 17 de novembro de 1503. Batizado como Agnolo di Cosimo di Mariano, ficou conhecido como Bronzino. Artista predominantemnte palaciano teve grande destaque na segunda onda do maneirismo italiano, em meados do século 16.

Retrato de mulher
x
Existem poucas informações sobre a infância de Bronzino e essa falta de dados faz com que seus biógrafos suponham que tenha nascido de família humilde. A suposição é reforçada pela dificuldade encontrada para se estabelecer seu sobrenome verdadeiro - tendo o mesmo adotado como tal o epíteto (Bronzino) que lhe deram os contemporâneos. O apelido Bronzino significa brônzeo, e possivelmente deriva do seu semblante carregado, que seria "como de uma estátua de bronze".

Adoração dos pastores

Bronzino viveu sempre em Florença e modelou seu estilo de pintura tão intimamente ao do seu mentor maneirista italiano, Jacopo Pontormo, que os historiadores da arte hoje ainda debatem a autoria de diversas obras.

Retrato de Stefano IV Colonna, 1546

A maior parte das pinturas de Bronzino são retratos de grandes escritores e de integrantes da família Médici ou de seus agregados (como, por exemplo, Leonor de Toledo, filha do Vice-Rei de Nápoles e Grã-Duquesa da Toscânia pelo seu casamento com Cosme I. Quando o mecenas Cosmo I fundou uma fábrica de tapeçaria em Florença, Bronzino dedicou-se ao desenho de magníficas estampas, figuradas especialmente em temas mitológicos e alegóricos. Além dos retratos, sua outra temática preferida foi a pintura religiosa, como as realizadas em várias igrejas de Florença.
Bronzino faleceu em 23 de novembro de 1572, na casa do seu aluno favorito: Alessandro Allori, discípulo que, em homenagem ao mestre (e talvez seu tio) - passou a chamar-se Alessandro Bronzino.

A sagrada família Panciatichi

Clique aqui e aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário