Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 15 de dezembro de 2013

Arte do Blog

O maneirismo foi uma movimento artístico que surgiu e se desenvolveu em Roma entre 1520 e 1610, contrapondo-se ao modelo vigente da antiguidade clássica. Uma característica marcante do movimento é a atenção aos detalhes. O artista que apresentamos hoje é o pintor e gravador Girolamo Francesco Maria Mazzola (Parmigianino), considerado o pai da água-forte italiana.
  
Retrato de uma mulher jovem, possivelmente a condessa Gozzadini

Parmigianino

Notável pintor e gravador italiano do século XVI, Francesco Mazzola nasceu em 1503, em Parma – daí ser conhecido por Parmigianino ou Parmigiano, vindo a falecer em 1540, em Casalmaggiore. Apesar de se conhecer pouco da sua educação, sabe-se que sofreu influências de Correggio e Rafael, como o demonstram as suas pinturas dos primeiros anos (afrescos na Igreja de S. João Evangelista de Parma). 

A Virgem e o menino

A partir de 1527, afirmou o seu estilo pessoal com obras como a Madonna de S. Petronio de Gamba, a Sagrada Família (Louvre), Sta. Catarina (Museu do Capitólio), Virgem (Palácio de Pitti) e Madonna dal Collo Lungo, que é uma das obras-primas do Maneirismo. 

Visão de São Girolamo

A obra e personalidade de Parmigianino se afirmam em contato com o primeiro maneirismo toscano e através das obras dos grandes mestres Rafael e Michelangelo, conseguindo traduzir de forma original os modelos do Renascimento com uma orientação já plenamente maneiristas. Para ele, a função da arte era transmitir sensações estranhas e excitantes, para o que teria de criar um necessário artificialismo.

Perfil de mulher

Nas crenças da Roma sob Clemente VII, a arte se apresentava indiferente aos valores tradicionais da devoção cristã, os símbolos religiosos e o dogma só possuíam dimensão estética. Com essa visão trabalhou Parmigianino. Nas obras posteriores à sua estadia romana manterá o ar elegante e em certos momentos majestoso, tendo cada vez mais uma beleza abstrata e uma graça artificial.

Retrado de Pier Maria Rossi de Sansecondo

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário