Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Física Animada

4 comentários:

  1. Professor, porque quando vamos analisar potencia dissipada em fios de alta tensão, devemos usar P=r.i², ao invés de P=U²/r. E porque o efeito joule não pode ser escrito como E= U².t/r? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Professor Nicolau permita-me responder a indagação acima, caso encontre algo diferente por favor fique a vontade para completar e ou corrigir.
    "Professor, porque quando vamos analisar potencia dissipada em fios de alta tensão, devemos usar P=r.i², ao invés de P=U²/r. E porque o efeito joule não pode ser escrito como E= U².t/r? Obrigado"

    As duas relações indicadas P=r.i² e P=U²/r de fato são derivadas da relação U= r.i e P=i.U. Dizemos que se o elemento que dissipa a potência ( nesse caso em corrente contínua) for tipicamente resistivo então a relação entre tensão (U) e corrente elétrica(i) obedecem a Primeira lei de OHM.A questão é que essas relações só se aplicam em resistores.

    Vejamos o que acontece com a tensão fornecida no caso do gerador ( usina). A tensão total U= r.i + Uc=====onde Uc é a tensão que deve chegar ao consumidor. Assim se multiplicar a expressão por i, teremos:

    U.i=r.i² +Uc.i veja que r.i² é a potencia dissipada durante a transmissão.

    Assim a potência perdida na linha deve ser minimizada, com o objetivo de maximizar a potência entregue ao consumidor. Logo se o objetivo é diminuir o produto i².r (potência perdida na linha) é fácil perceber que a redução da resistência na linha e/ou a diminuição da corrente na linha são desejáveis. Para uma dada potência transmitida P = U.i, ao se aumentar U diminui i. Ou seja, quanto maior a tensão no gerador, menor será a corrente na linha capaz de transmitir uma determinada potência ao consumidor. Por isso o uso de alta tensão para transmissão fazendo com que se tenha menos perdas de energia do que em tensões menores.

    Outra solução seria utilizar tensões mais baixas o que ocasionaria aumento de corrente e com isso teríamos que usar cabos de transmissão muito mais espessos para compensar a resistência do fio transmissor ( o que encareceria em muito o processo) por isso essa não é a maneira mais viável para o nosso País.

    Em relação ao efeito Joule devemos considerar que com a variação da temperatura a resitividade do material também varia, e dessa forma a relação mencionada só é valida se r for constante em um intervalo de tempo t.Caso r seja constante devemos verificar se a corrente é constante, dessa forma a Energia ( calor) Q= r .(integral de i².dt) para t1 e t2.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Willians Gavioli. Para enviar a resposta, que contém desenhos, preciso do seu e-mail.

      Excluir