Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 1 de junho de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2007
Albert Fert e Peter Grünberg pela descoberta do efeito da magnetorresistência gigante, utilizado no desenvolvimento de ferramentas de leitura em aparelhos digitais.

Albert Fert (1938), físico francês e Peter Grünberg (1939), físico alemão

Premio Nobel de Física de 2007


O Prêmio Nobel de Física de 2007 foi concedido aos descobridores do fenômeno físico que permitiu o desenvolvimento das cabeças de leitura dos discos rígidos.

Magnetoresistência Gigante

O francês Albert Fert e o alemão (nascido na Tchecoslováquia, hoje República Tcheca) Peter Grünberg, trabalhando de forma totalmente independente entre si, descobriram em 1988 o fenômeno da magnetoresistência gigante, também conhecida como GMR ("Giant MagnetoResistance").

Em um sistema que apresenta esse fenômeno, alterações magnéticas muito fracas podem gerar grandes diferenças na resistência elétrica. Isso torna esses materiais ideais para traduzirem as informações gravadas magneticamente nos discos rígidos em corrente elétrica, que pode então ser transmitida pelo circuitos de armazenamento até a memória do computador.

Apenas nove anos depois da descoberta desse fenômeno, considerado um avanço típico da ciência básica, chegaram ao mercado os primeiros discos rígidos com cabeças de leitura que funcionavam com base no efeito GMR. Mesmo os discos rígidos mais modernos, com anos de avanços tecnológicos, funcionam com base em variações do efeito GMR.


Saiba mais
aqui

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2008: 
Yoichiro Nambu, Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa. O prêmio foi atribuído ao conceito de quebra de simetria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário