Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Caiu no vestibular

Corda abaixo pela roldana...

(VUNESP)
A figura ilustra um brinquedo oferecido por alguns parques, conhecido por tirolesa, no qual uma pessoa desce de uma determinada altura segurando-se em uma roldana apoiada em uma corda tensionada. Em determinado ponto do percurso, a pessoa se solta e cai na água de um lago.



Considere que uma pessoa de 50 kg parta do repouso no ponto A e desça até o ponto B segurando-se na roldana, e que nesse trajeto tenha havido perda de 36% da energia mecânica do sistema, devido ao atrito entre a roldana e a corda. No ponto B ela se solta atingindo o ponto C na superfície da água. Em seu movimento, o centro de massa da pessoa sofre o desnível vertical de 5 m mostrado na figura.
Desprezando-se a resistência do ar e a massa da roldana, e adotando-se 

g = 10 m/s2, pode-se afirmar que a pessoa atinge o ponto C com velocidade, em m/s, de módulo igual a

a) 8.            b) 10.            c) 6.            d) 12.            e) 4.


Resolução:

Vamos considerar que a energia mecânica do sistema foi medida em relação a um referencial no nível da água.
Se no trajeto de A até B houve a perda de 36% de energia mecânica, concluímos que a energia mecânica em B é igual a 64% da energia mecânica em A:
EmecB = 0,64.
EmecA => EmecB = 0,64.m.g.hA = 0,64.m.10.5 => 
EmecB = 32.m (J)
Desprezando a resistência do ar, podemos impor que a energia mecânica em C é igual à energia mecânica em B. Assim, temos:
 
EmecCEmecB => m.(vC)2/2 = 32.m => (vC)2 = 64 => vC = 8 m/s

Resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário