Abertura do filme Anatomia de um crime
Saul Bass
Saul Bass foi um eminente designer gráfico e cineasta norte-americano e o seu trabalho notabilizou-se sobretudo por ser uma ponte de união entre estes dois meios visuais, cinema e design gráfico.
Senhor de uma invulgar capacidade de síntese gráfica, reduzindo a imagem ao seu conteúdo simbólico essencial, Saul Bass é autor de alguns dos mais memoráveis cartazes para filmes, tendo trabalhado para realizadores como Otto Preminguer, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Martin Scorsese.
Na data em que completaria 93 anos Bass foi homenageado pelo Google
Veja aqui
Saul Bass nasceu
em 8 de Maio de 1920 em New York e faleceu em 25 de Abril de 1996, em
Los Angeles. Formou-se na Escola de James Monroe no Bronx e estudou em
tempo parcial no Art Students League em Manhattan até frequentar aulas
noturnas com Gyõrgy Kepes na faculdade do Brooklyn. Os seus tempos de
design começaram em Hollywood nos anos 40, trabalhando na
impressão de anúncios de cinema, até que colaborou com o cineasta Otto
Preminguer na concepção do cartaz do filme, Carmen Jones, de 1954.
Cartaz do filme Vertigo
Saul Bass é considerado por estudiosos como o pioneiro da arte que mais tarde foi chamada de Motion Graphics ou Design em Movimento. O seu pioneirismo na área do "design gráfico animado", como esta arte era chamada no seu início, a sua capacidade de síntese tornou-o o símbolo da identidade visual dos anos 50/60, e até hoje, sua arte têm inspirado artistas de todas as idades e influências.
Cartaz do filme O homem do braço de ouro
Saul Bass ficou conhecido mundialmente devido à criação do poster e da animação de abertura do filme "O homem do braço de ouro" (1955), de Otto Preminger, que foi uma sensação na época por tratar pela primeira vez no cinema sobre os efeitos da dependência química causada pelo uso da heroína.
Cartaz do filme Os pássaros
Juntamente com a sua obra ligada ao cinema e aos cartazes, Bass foi também responsável pela criação de numerosos logotipos para empresas norte americanas. Normalmente os logotipos têm um tempo de vida limitado pela necessidade de renovação da imagem sentida pela maioria das empresas. No entanto, os logotipos de Bass têm a particularidade de resistir ao tempo. Estima-se que o tempo de vida útil médio se situe nos 34 anos, um recorde absoluto. Uma análise dessa intemporalidade demonstra o quão sólido e atual é o trabalho de Bass.
Logotipos de autoria de Saul Bass
Saiba mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário