Gráficos do MU e do MUV
Borges e Nicolau
Gráficos do Movimento Uniforme
Função horária dos espaços (função do primeiro grau em t).
Gráfico s x t: reta inclinada em relação aos eixos. Espaço s cresce com o tempo: velocidade escalar positiva. Espaço s decresce com o tempo: velocidade escalar negativa.
Função horária da velocidade escalar (função constante e não nula).
Gráfico v x t: reta paralela ao eixo dos tempos.
Gráfico α x t: reta coincidente com o eixo dos tempos.
Gráficos do Movimento Uniformemente Variado
Função horária dos espaços (função do segundo grau em t).
Gráfico s x t: parábola com a concavidade para cima se a aceleração escalar for positiva e concavidade para baixo, se negativa.
Função horária da velocidade escalar (função do primeiro grau em t).
Gráfico v x t: reta inclinada em relação aos eixos. A velocidade escalar v cresce com o tempo: aceleração escalar positiva. A velocidade escalar decresce com o tempo: aceleração escalar negativa.
Função horária da aceleração escalar (função constante e não nula).
Gráfico α x t: reta paralela ao eixo dos tempos.
Propriedades
No gráfico s x t a velocidade escalar é numericamente igual à tg θ
Observação: ao calcular a tg θ utilize os valores marcados nos eixos de acordo com as escalas adotadas.
Resumindo:
No gráfico v x t a aceleração escalar é numericamente igual à tg θ.
Observação: ao calcular a tg θ utilize os valores marcados nos eixos de acordo com as escalas adotadas.
Resumindo:
No gráfico α x t a variação de velocidade de t1 a t2 é numericamente igual à área A.
Observação: ao calcular a área utilize os valores marcados nos eixos de acordo com as escalas adotadas.
Resumindo:
No gráfico v x t a variação de espaço de t1 a t2 é numericamente igual à área A.
Observação: ao calcular a área utilize os valores marcados nos eixos de acordo com as escalas adotadas.
Resumindo:
Resumo geral:
Animação:
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Exercícios básicos
Exercício 1:
Um ciclista realiza um movimento uniforme e seu espaço s varia com o tempo conforme indica o gráfico. Determine o espaço inicial s0 e a velocidade escalar v.
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Exercício 2:
Um motociclista realiza um movimento uniforme e seu espaço varia com o tempo conforme indica o gráfico. Qual é a função horária dos espaços do motociclista?
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Exercício 3:
A velocidade escalar de um carro varia com o tempo conforme indica o gráfico.
a) Determine a aceleração do carro entre os instantes 0 e 10 s e entre 10 e 30 s.
b) Qual é a variação de espaço entre os instantes 0 e 30 s e qual é, neste intervalo, a velocidade escalar média?
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Exercício 4:
O trem do metrô parte do repouso de uma estação A e realiza um movimento uniformemente variado durante 40 s, atingindo a velocidade de 72 km/h. Mantém esta velocidade por 5 minutos e, a seguir, freia uniformemente e após 20 s atinge a estação B. Qual é a distância, em km, entre as estações A e B? Sugestão: construa o gráfico v x t.
Exercício 5:
O espaço S de um móvel que realiza MUV, varia com o tempo conforme o gráfico:
Determine:
a) Em que instantes o móvel passa pela origem dos espaços;
b) Em que instante o móvel muda de sentido?
c) O espaço inicial, a velocidade inicial e a aceleração escalar.
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Revisão/Ex 1:
(UFS-SE)
Um carrinho se desloca em trajetória retilínea. O gráfico representa a sua posição s em função do tempo t.
Analise as afirmações sobre o movimento do carrinho.
0 0 - O deslocamento entre os instantes 3,0 s e 8,0 s é de 21 m.
1 1 - A velocidade no instante 12 s é 5,0 m/s.
2 2 - A velocidade média de t = 0 a t = 15 s é 3,5 m/s.
3 3 - A aceleração no instante 7,0 s é nula.
4 4 - A aceleração média no intervalo de 7,0 s a 12 s é 0,60 m/s2.
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Revisão/Ex 2:
(FATEC-SP)
O jipe-robô Curiosity da NASA chegou a Marte, em agosto de 2012, carregando consigo câmaras de alta resolução e um sofisticado laboratório de análises clínicas para uma rotina de testes. Da Terra, uma equipe de testes comandava seus movimentos e lhe enviava as tarefas que deveria realizar. Imagine que, ao verem uma rocha de aspecto muito peculiar, os técnicos da NASA, no desejo de que a Curiosity a analisasse, determinaram uma trajetória reta que une o ponto de observação até a rocha e instruem o robô para iniciar seu deslocamento, que teve duração de uma hora. Nesse intervalo de tempo, o Curiosity desenvolveu as velocidades indicadas no gráfico.
O deslocamento total realizado pelo Curiosity do ponto de observação ao seu destino foi, em metros,
a) 9. b) 6. c) 4. d) 2. e) 1.
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Revisão/Ex 3:
(FGV-SP)
Um carro deslocou-se por uma trajetória retilínea e o gráfico qualitativo de sua velocidade (v), em função do tempo (t), está representado na figura.
Analisando o gráfico, conclui-se corretamente que
a) o carro deslocou-se em movimento uniforme nos trechos I e III, permanecendo em repouso no trecho II.
b) o carro deslocou-se em movimento uniformemente variado nos trechos I e III, e em movimento uniforme no trecho II.
c) o deslocamento do carro ocorreu com aceleração variável nos trechos I e III, permanecendo constante no trecho II.
d) a aceleração do carro aumentou no trecho I, permaneceu constante no trecho II e diminuiu no trecho III.
e) o movimento do carro foi progressivo e acelerado no trecho I, progressivo e uniforme no trecho II, mas foi retrógrado e retardado no trecho III.
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Revisão/Ex 4:
(ENEM-MEC)
O gráfico abaixo modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo para ser adotada para o eixo das abcissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.
Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km?
a) carroça - semana
b) carro - dia
c) caminhada - hora
d) bicicleta - minuto
e) avião - segundo
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Revisão/Ex 5:
(ENEM-MEC)
Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?
Professor, por qual motivo o item 2 2 da questão 1 dos exercícios de revisão é falsa?
ResponderExcluirIsso não seria a velocidade ESCALAR média?
Aguardo respostas. Obrigado.
pq sim krl
ExcluirPq no 2 2 está falando 3,5m/s e a resposta correta e só 3m/s
Excluirpor que?
ResponderExcluirpq si krl
ResponderExcluiro que é o E
ResponderExcluirEspaço.
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