Paulo as Harlequin - 1924 / Pablo Picasso
Carnaval
Hoje é domingo de carnaval, nada mais adequado portanto do que mostrar obras de artistas consagrados que retrataram a festa. Embora tenha grande significado na cultura brasileira, é a maior festa que há no país, o carnaval, nos moldes que conhecemos é originário da Europa, cujas festas populares que antecediam a quaresma tinham forte conteúdo de liberdade. Liberdade, esse é o espírito do carnaval!
"Le Carnaval d'Arlequin" / Juan Miró
As duas primeiras obras escolhidas são de Pablo Picasso e Juan Miró e ambas tocam no mesmo tema, o Arlequim, personagem carnavalesco clássico que faz parte do triângulo amoroso que tem como outros vértices o Pierrô e a Colombina.
Carnival in the snow / Paul Klee
Paul Klee, autor da obra "Carnaval na neve" mostra simbolicamente o carnaval dos países do norte da Europa, festa organizada, sistemática e muito distante da espontaneidade do que ocorre no Brasil, mas também com grande participação popular.
Desfile de Carnaval / Cândido Portinari
Cândido Portinari capturou com seu traço peculiar o instantâneo de um desfile numa cidade imaginária que lembra o Rio de Janeiro antes do Sambódromo.
Carnaval 1960 / Di Cavalcanti
Di Cavalcanti tinha especial apreço pelo carnaval, talvez seja o artista que mais obras dedicou à festa. Em seus quadros é notória a presença da população de origem africana. Se o carnaval nasceu na Europa, ele se consolidou no Brasil com a total adesão da população afro-brasileira com seu rítmo e colorido peculiares.
Carnaval / Carybé
O último artista mostrado é argentino, naturalizado e radicado no Brasil. Carybé, cujo nome é Hector Julio Páride Bernabó. Carybé foi um artista multimídia, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista. Mas a sua verdadeira paixão foi a Bahia e o carnaval, que retratou com grande maestria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário