Equilíbrio de um corpo extenso sob ação de três forças não paralelas
Borges e Nicolau
Um corpo está em equilíbrio sob ação de três forças não paralelas. Neste caso, as linhas de ação das forças devem ser concorrentes num único ponto.
Sejam F1, F2 e F3 as três forças não paralelas. Se as linhas de ação de F1 e F2 concorrem num ponto O, a soma dos momentos (torques) dessas3forças, em relação ao ponto O é nula. Logo, a linha de ação de F3 também concorre em O, para que o momento de F3, em relação a O, seja nulo. Assim, a soma dos momentos das três forças, em relação a O, é nula. Esta é uma3das condições de equilíbrio. A outra condição3é que seja nula a resultante de todas as forças que agem no corpo.
Pense & Responda
Placa suspensa
(UFV-MG)
Um letreiro de peso P encontra-se em equilíbrio devido ao cabo AB e à articulação C, como ilustrado na figura seguinte:
O diagrama das forças agentes na placa é corretamente representado na opção:
Resolução:
O letreiro está sujeito a três forças não paralelas: o peso (vertical e para baixo), a força de tração no fio BA (direção da reta BA e sentido de B para A) e a força da articulação. Estas forças têm suas linhas de ação concorrentes e se equilibram. Isto ocorre na alternativa b. Observe que na alternativa c que o peso e a força na articulação produziriam rotação da placa no mesmo sentido (anti-horário) em torno de B e não haveria equilíbrio.
Resposta: b
Nenhum comentário:
Postar um comentário