Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Arte do Blog


Maurice Utrillo 

Maurice Utrillo (1883-1955), pintor francês que se destacou por suas descrições das casas e ruas do bairro de Montmartre, em Paris.

Nascido fora do casamento, Utrillo era filho da modelo e artista Suzanne Valadon. Seu pai não era conhecido e o seu nome foi dado por um crítico de arte espanhol, Miguel Utrillo. Na adolescência Utrillo tornou-se alcoólatra e sua mãe o incentivou a pintar como forma de terapia. Apesar de suas frequentes recaídas no alcoolismo a pintura tornou-se uma obsessão para Utrillo.



Tímido e retraído, Utrillo pintou quase sempre sem sair do ateliê, usando cartões postais como fonte. Ele dava especial atenção às casas deterioradas e às ruas de Montmartre, seus antigos moinhos de vento, seus cafés e locais de diversão. Ele também se sentiu inspirado nas paisagens da Bretanha e da Córsega, para onde viajou.


Entre os trabalhos de Utrillo figuram com destaque aqueles do "período branco" (1909-1914), assim chamado por causa do uso abundante de zinco branco misturado com gesso. Com esse pigmento pesado e rico ele descreveu o envelhecimento, as paredes rachadas e cobertas de inscrições. Esses trabalhos lhe trouxeram fama e relativo conforto financeiro.


Em 1924, Suzanne Valadon e Utrillo foram morar em um castelo perto de Lyon, França. Foi uma tentativa materna de manter o filho longe dos bares de Montmartre.

Utrillo recebeu uma importante homenagem em 1928, tornando-se cavaleiro da Legião de Honra. Em 1935 ele se casou com a viúva Lucie Pauwels, também pintora. O casal estabeleceu-se em Le Vésinet, um subúrbio elegante de Paris.

Utrillo foi notavelmente prolífico, tendo ao longo da carreira produzido milhares de pinturas a óleo.


Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário