Femmes au tambeau
Maurice Denis
Maurice Denis, pintor e crítico francês, nasceu em Granville em 1870 e morreu em Paris, em 1943. Pintor de arte religiosa contemporânea estudou na Escola de Belas Artes e na Academia Jullian, onde conheceu Sérusier, com o qual participou, em 1891, da primeira exposição dos Nabis.
La Depeche de Toulouse
Maurice Denis aspira a uma arte livre de espírito: impressionado com Cézanne e Gauguin, começa a militar a favor de simbolismo cristão.
Mystère de Pâques
Denis passou longa temporada em Florença e Roma onde estudou pintores renascentistas da Idade Média que deram consistência à sua convicção: a beleza é um atributo da divindade, ou seja, o esplendor da natureza é a prova da existência de Deus. A beleza do corpo humano dá ao artista "a idéia de perfeição"
Paysage aux arbres verts
Assim, independentemente do impressionismo, Maurice Denis consegue encontrar sua expressão, fortemente influenciada, no entanto, pela arte de Gauguin, uma arte que tem sido definida como uma idealização da carne.
Hommage à Cézanne
O papel de Denis era de rompedor de caminhos, suas proposições e teorias sobre arte moderna e arte sacra mostram-no como um artista de muitos talentos, entre eles o de escritor.
Saiba mais aqui e aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário