Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 8 de setembro de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1969
Murray Gell-Mann pelas contribuições e descobertas relativas à classificação de partículas elementares e de suas interações.

Murray Gell-Mann (1929), físico estadunidense

Murray Gell-Mann propôs o modelo dos quarks, estabelecendo a existência de três tipos de quarks, indicados pelas letras u (de up), d (de down) e s (de strange). Os quarks apresentam cargas elétricas fracionárias em relação à carga elementar e (e/3 ou 2e/3), positiva ou negativa. Este modelo expandiu-se com a inclusão de mais três tipos de quarks: o c (de charmed), o b (de botton) e o t (de top) e seus antiquarks. A tabela resume todos os tipos de quarks com seus respectivos símbolos e cargas elétricas.


Cada próton seria constituído de dois quarks u e um quark d. Um nêutron seria formado de dois quarks d e um quark u.

Murray Gell-Mann foi distinguido, em 1969, com o premio Nobel de Física pela contribuições e descobertas relativas à classificação de partículas elementares e de suas interações.
(Fonte: Os fundamentos da Física. Editora Moderna)

Saiba mais. Clique aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1970:
Hannes Olof Gösta Alfvén por trabalhos fundamentais e descobertas na Magnetohidrodinâmica e pelas varias aplicações na Física de Plasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário