Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Leituras do Blog

Fabricando projéteis de chumbo

Borges e Nicolau

Ao cair as gotas de chuva são inicialmente esféricas e adquirem a forma de gota em função da resistência do ar. Se deixarmos cair pequenas porções de chumbo derretido estas tomarão a forma de esferas perfeitas. Para alturas da ordem de 50 metros a resistência do ar é desprezível.

Assim são feitos os projéteis de chumbo chamados de projéteis de torre, por que ao serem fabricados caem do topo de uma alta “torre de projéteis”, que são estruturas de metal de 45 m de altura. Em sua parte superior elas têm caldeiras para fundir o metal e na parte inferior um tanque cheio de água.


A gota de chumbo derretido se transforma em um projétil sólido enquanto cai.
O mergulho na água é necessário apenas para suavizar o impacto da queda e impedi-lo de perder sua forma esférica. Essa técnica tem sido usada para produzir projéteis de até 6 mm de diâmetro, projéteis maiores são feitos por outros processos. 
(Fonte: J. Perelman - Aprenda Física brincando – Hemus – Livraria Editora Ltda.) 

Água em órbita

No vídeo constatamos que num ambiente de imponderabilidade a água adquire a forma esférica. Convém lembrar que um corpo em órbita em torno da Terra aparenta estar sem peso, embora seja exatamente o peso que o mantém em órbita.


Veja o vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário