Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 22 de julho de 2012

Arte do Blog


Jack Vettriano

Jack Vettriano cujo nome de batismo é Jack Hoggan é um pintor escocês nascido em 17 de novembro de 1951.


Jack Hoggan, ou melhor, Jack Vettriano, cresceu em Methil, cidade litorânea. A pintura começou a fazer parte de sua vida quando ganhou, ao completar 21 anos, um conjunto de aquarelas, presenteado por uma amiga. Suas primeiras pinturas foram assinadas "Jack Hoggan" e eram cópias ou pastiches de pinturas impressionistas - sua primeira tela era uma cópia do Campos de Papoulas de Monet.


Grande parte de sua influência veio do estudo de pinturas no Museu e Galeria de Arte Kirkcaldy, na cidade vizinha Kirkcaldy. Em 1984, Vettriano apresentou pela primeira vez seus trabalhos para a exposição de arte patrocinada pela Shell no museu. Em 1987 ele se mudou para Edimburgo, adotou o nome de solteira de sua mãe e tentou estudar Belas Artes na Universidade de Edimburgo, mas foi rejeitado.


Em 1988 Vettriano sentiu que estava pronto para mostrar suas pinturas em público e apresentou duas telas para a mostra anual da Academia Real Escocesa. Ambos os quadros foram vendidos no primeiro dia e Vettriano foi abordado por várias galerias que queriam vender seus trabalhos. Outras exposições de sucesso seguiram a de Edimburgo, Londres, Hong Kong, Joanesburgo e Nova Iorque. Os críticos compararam suas pinturas aos filmes do gênero "noir", classificando-as de verdadeiras reminiscências plenas de romantismo.


Em janeiro de 2012, a marca de moda masculina de luxo, Stefano Ricci, lançou sua coleção Primavera-Verão 2012 com uma campanha inspirada no trabalho de Jack Vettriano. Um filme curto sobre a campanha "Vettriano 2012" foi apresentado por Ricci para comemorar a colaboração. Embora tenha grande sucesso comercial, Vettriano não é uma unanimidade no universo da crítica. Em The Scotsman George Kerevan escreveu: "Ele sofre as mesmas críticas do início dos impressionistas franceses: papel de parede simples, simplista demais na execução e no assunto, muito obviamente erótico". Alice Jones escreveu no The Independent: Vettriano tem sido rotulado de machista, em seus trabalhos as mulheres são objetos sexuais, muitas vezes aparecendo desnudas e vulneráveis.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário