Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Caiu no vestibular

A trajetória depende do referencial

Exercício 1:

(UCSal - BA)
Um vagão está em movimento retilíneo com velocidade escalar constante em relação ao solo. Um objeto se desprende do teto desse vagão. A trajetória de queda desse objeto, vista por um passageiro que está sentado nesse vagão, pode ser representada pelo esquema: 


Resolução:

Em relação ao passageiro sentado no vagão, o objeto possui apenas o movimento de queda livre, devido à ação da gravidade. Assim, a trajetória do objeto relativa ao observador fixo no vagão é um segmento de reta vertical.
Resposta: c

Exercício 2:

(UFES)
Um objeto é solto de um aparelho ultraleve que se desloca, paralelamente ao solo, a baixa altura, com uma velocidade constante. Desprezando a resistência do ar, a representação gráfica da trajetória do objeto em relação ao solo é 


Resolução:

Em relação ao solo o objeto descreve uma trajetória parabólica, devido a dois movimentos componentes:
• Movimento horizontal com a mesma velocidade do ultraleve;
• Movimento de queda livre devido à ação da gravidade

Resposta: b

Exercício 3:
Tarefa (A resposta será publicada amanhã, dia 20)

(UERJ)
Um avião sobrevoa, com velocidade constante, uma área devastada, no sentido sul-norte, em relação a um determinado observador.
A figura a seguir ilustra como esse observador em repouso no solo vê o avião.


Quatro pequenas caixas idênticas de remédios são largadas de um compartimento da base do avião, uma a uma, a pequenos intervalos regulares. Nessas circunstâncias, os efeitos do ar praticamente não interferem no movimento das caixas.
O observador tira uma fotografia, logo após o início da queda da quarta caixa e antes de a primeira atingir o solo.
A ilustração mais adequada dessa fotografia é apresentada em:

7 comentários:

  1. Qual a resposta da terceira questão? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. http://osfundamentosdafisica.blogspot.com.br/2012/04/resolucao-da-tarefa-de-1904.html

    ResponderExcluir
  3. Ô professor, não consigo entender o porque da resposta da terceira questão ser uma queda em linha reta, sendo que as caixas descrevem parábolas, como em um lançamento horizontal. Pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por inércia não há nada que faça as caixas adiantarem em relação ao avião ou atrazar, pois a resistência do ar foi desprezada. Então as caixas permanecerão em velocidade constante. Se movendo junto com o avião. Ficando assim em baixo dele.
      Porem se a pergunta fosse: Qual a trajetória das caixas em relação ao solo, é importante saber que as caixas se movem na direção horizontal junto com o avião, mas elas descem por conta da aceleração da gravidade na vertical. Dessa forma em relação ao solo teríamos um arco de parábola.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir