Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Caiu no vestibular

Estática na GV

(FGV-SP) 1: 

Dúvida na formatura

Durante a cerimônia de formatura, o professor de física, teve seu pensamento absorvido pela pilha de duas camadas de estojos de diplomas, todos iguais, escorada de ambos os lados, por um copo contendo água.


O professor lembrava que sen 30° = cos 60° = 1/2 e que sen 60° = cos 30° = √3/2. Admitindo que cada estojo tivesse o mesmo peso de módulo P, determinou mentalmente a intensidade da força de contato exercida por um estojo da fila superior sobre um da fila inferior, força que, escrita em termos de P, é

a) (√3/6).P
b) (√3/3).P
c) √3.P
d) P/4
a) P/2
Resolução:

Vamos representar as forças que agem em um estojo superior:


Impondo o equilíbrio, temos:

2.F.cos 30º = P => 2.F.(√3/2) = P => F = P.(√3/3)

Resposta: B

(FGV-SP) 2: 

Tensão no poste

Em um poste, uma trave horizontal feita de madeira serve de suporte para os três isoladores de alta tensão, responsáveis, também, por manter os fios sobrelevados.


Os pesos da trave e dos isoladores podem ser considerados desprezíveis. Cada fio exerce sobre seu isolador uma força vertical de intensidade 400 N e, por essa razão, além da trave ser presa diretamente ao poste, uma haste inclinada exerce um esforço adicional para cima, em newtons, de intensidade:

a) 100. b) 200. c) 300. d) 400. e) 600.

Resolução:

Forças que agem na trave horizontal:


Em relação ao ponto C, a soma dos módulos dos momentos de F1 e F2 é igual à soma dos módulos dos momentos de F e F3:

400.0,6 + 400.0,3 = F.0,4 + 400.0,3 =>  F = 600 N

Resposta: E

Um comentário:

  1. De onde é o 0,6 e o 0,4?
    Eu entendi de onde tirou os 0,3 menos esses outros gostaria e entender

    ResponderExcluir