Voltando ao segundo fenômeno eletromagnético
Borges e Nicolau
x
Exercício 1:
Represente a força magnética que age na partícula eletrizada com carga elétrica q, nos casos:
Clique para ampliar
Resposta:
Exercício 2:
Quatro partículas eletrizadas, A, B, C e D, são lançadas num campo magnético uniforme, conforme indica a figura. Qual é a trajetória e o tipo de movimento realizado que cada partícula realiza?Clique para ampliar
Resposta:
Exercício 3:
Represente as trajetórias das partículas eletrizadas, (1) e (2). Considere que as partículas não abandonam a região na qual existe o campo magnético uniforme.
Clique para ampliar
Resposta:
Exercício 4:
Uma partícula de massa m e eletrizada com carga elétrica q<0 é lançada de um ponto O, com velocidade v = 105 m/s, numa região onde existe um campo magnético uniforme de intensidade B = 10-3 T. A partícula descreve a semi-circunferência indicada na figura, incidindo no ponto C do anteparo. Sendo q/m = -109 C/kg, calcule a distância do ponto O ao ponto C.
Clique para ampliar
Resposta:
Exercício 5:
Um feixe de partículas constituído de elétrons, nêutrons e pósitrons (elétrons positivos) é lançado num campo magnético uniforme. As partículas descrevem as trajetórias I, II e III, indicadas na figura. Identifique a trajetória dos elétrons, dos nêutrons e dos pósitrons.
Clique para ampliar
Respostas: I: elétrons; II: nêutrons; III: pósitrons
Exercício 6:
Uma partícula de massa m e eletrizada com carga elétrica q é lançada com velocidade v, perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético uniforme de intensidade B. A partícula descreve uma trajetória circular. Qual é o intervalo de tempo gasto para completar uma volta, isto é, qual é o período do movimento? O período depende da velocidade com que a partícula foi lançada?
x
Respostas:
v = Δs/Δt => v = 2.π.R/T => T = 2.π.R/v =>
T = (2.π/v).(m.v/B.IqI) => T = 2.π.m/B.IqI
x
O período não depende da velocidade de lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário