Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 17 de setembro de 2011

Cursos do Blog - Respostas 14/09

Circuito gerador-receptor-resistor

Borges e Nicolau
  
Exercício 1:
Considere o circuito abaixo. Determine as leituras do amperímetro e do voltímetro, considerados ideais.


Respostas: 1 A e 11 V

Exercício 2:
Determine a intensidade da corrente que atravessa o circuito simples esquematizado abaixo. Ao lado do circuito são representadas as curvas características do gerador e do receptor.


Resposta: 2,5 A

Exercício 3:
Considere o circuito abaixo. Qual dos elementos indicados é o gerador? Qual é o sentido da corrente elétrica que percorre o resistor de 3 Ω? De A para B ou de B para A? Qual é a tensão elétrica entre os terminais do resistor de 2 Ω?


Respostas: O elemento que tem o maior valor de E é o gerador. O outro elemento deve ser verificado pelo sentido da corrente imposta pelo gerador. No circuito dado o elemento de 18 V é o gerador. A corrente elétrica tem sentido horário. Logo, o elemento de 10 V é o receptor.
No resistor de 3 Ω
o sentido da corrente elétrica é de A para B.
A tensão elétrica entre os terminais do resistor de 2 Ω
é de 2 V.

Exercício 4:
No circuito esquematizado, com a chave Ch aberta o amperímetro ideal indica uma corrente elétrica de 2 A. Determine o valor de E considerando-o menor do que 24 V. A seguir, fecha-se a chave ch. Nestas condições, qual é a nova indicação do amperímetro?


Respostas: 12 V; 2,4 A

Exercício 5:
Observe o circuito. A chave ch pode ocupar as posições 1 ou 2. Com a chave na posição 1 o amperímetro ideal indica 6 A. Qual é o valor da força eletromotriz E do gerador? Passa-se a chave para a posição 2. Qual é a nova intensidade da corrente elétrica que o amperímetro indica?


Respostas: 6 V; zero

Nenhum comentário:

Postar um comentário