Borges e Nicolau
Receptores Elétricos
São dispositivos que consomem energia elétrica e a transformam em outras formas de energia, não exclusivamente energia térmica. A bateria, quando está sendo carregada, é um exemplo de receptor elétrico. Ela transforma energia elétrica em energia química. Outro exemplo é o motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica. Nestes processos sempre há transformação de parte da energia elétrica em energia térmica. Isto ocorre devido à resistência elétrica dos materiais condutores que constituem o receptor e que é chamada resistência interna do receptor, sendo indicada por r.
Um gerador elétrico aplica uma tensão U ao ser ligado a um receptor. Pelo receptor passa uma corrente elétrica de intensidade i e na resistência interna há uma queda de potencial dada por r.i. A diferença U - r.i, indicada por E, recebe o nome de força contra-eletromotriz e representa a tensão útil do receptor. Assim, obtemos a equação característica do receptor:
U - r.i = E => U = E + r.i
Um receptor é ideal quando sua resistência interna é nula (r = 0).
Neste caso, U = E.
Abaixo representamos um receptor ideal e um receptor real (r ≠ 0).
Neste caso, U = E.
Abaixo representamos um receptor ideal e um receptor real (r ≠ 0).
Note que a corrente elétrica convencional atravessa o receptor no sentido do pólo positivo para o polo negativo (Para lembrar: entra pelo + e sai pelo -).
Receptor ideal
Receptor real
Curva característica de um receptor
De U = E + r.i, com E e r constantes concluímos que o gráfico U x i é uma reta inclinada crescente em relação aos eixos U e i.
Observe que quando i = 0, resulta U = E.
Exercícios básicos
Exercício 1:
Após terminar os estudos de geradores elétricos e receptores elétricos o professor Adalberto, com o intuito de recordar os principais conceitos, apresenta a seus alunos alguns itens e pede que identifiquem quais deles se referem aos geradores e quais aos receptores. A lista apresentada é a seguinte:
Se você fosse aluno do professor Adalberto, como responderia?
Exercício 2:
A um receptor de resistência interna 1 Ω aplica-se uma tensão de 12 V e a corrente elétrica que o atravessa tem intensidade de 3 A. Determine a força contra-eletromotriz do receptor.
Exercício 3:
Um motor elétrico tem força contra-eletromotriz de 120 V. Quando ligado a uma tomada 127 V é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 3,5 A. Qual é a resistência interna do motor?
Exercício 4:
Classifique os dispositivos representados abaixo dizendo se são resistores, geradores ou receptores. Calcule também a tensão elétrica entre seus pólos.
Exercício 5:
É dada a curva característica de um receptor elétrico. Determine a força contra-eletromotriz e a resistência interna do receptor.
muito boa essas explicaçoes.
ResponderExcluiradorei msmo
valewwww
Gabarito?
ResponderExcluir