Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), Piazza Navona, Roma
Fontana dei Quattro Fiumi, vista do lado Sul
Gian Lorenzo Bernini, mestre do barroco
Borges e Nicolau
A arte barroca teve origem na Itália por volta de 1600 e logo espalhou-se pela Europa, tendo chegado ao Brasil trazida por portugueses e espanhóis. Nosso maior representante desse movimento foi o Aleijadinho, cuja obra abordaremos na próxima semana. Uma das principais características do barroco é o abandono do racionalismo renascentista e a busca da conciliação de forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Como consequência em suas manifestações predomina o emocional sobre o racional. Na pintura e na escultura surgem curvas, contracurvas e colunas retorcidas, as cores se intensificam há fortes contrastes entre claro e escuro e as expressões dos personagens são carregadas de emoções fortes, ou mesmo, violentas.
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles no dia 7 de dezembro de 1598 e morreu em Roma, em 28 de novembro de 1680.
Tendo aprendido arte com o pai, Pietro Bernini, escultor florentino, o jovem Gian Lorenzo Bernini começou a produzir e logo foi notado pelo pintor Annibale Carracci que o indicou para o papa Paulo V. Foi o início de uma trajetória de sucesso. Durante a longa e bem sucedida carreira de artista de múltiplos talentos, Bernini prestou serviços para oito papas.
Dentre as obras de Bernini há duas de grande destaque. A Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona de Roma, realizada entre 1648 e 1651 e o Êxtase de Santa Teresa (1645-1652).
A preocupação do artista em controlar o ambiente em que as suas estátuas se encontravam, levou-o a concentrar-se cada vez mais na arquitetura. A sua igreja mais impressionante é a de Santo André no Quirinal, edificada entre 1658-1670, em Roma. Mas a sua realização de maior destaque em arquitetura é a colunata que rodeia a Praça de São Pedro, no Vaticano.
Bernini morreu aos 81 anos, sendo considerado por seus contemporâneos, não só o maior artista europeu, como uma dos suas mais importantes personalidades. Foi um dos gênios de valor universal nascidos na Itália, e ajudou a criar o último estilo italiano a tornar-se uma norma internacional.
Barroco - Termo de origem espanhola, (barrueco), aplicado para designar pérolas de formas irregulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário