Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 26 de março de 2011

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

O efeito Hall

Borges e Nicolau


Edwin Herbert Hall, físico estadunidense (1855-1938), quando estava preparando sua tese de doutoramento em Física verificou que se uma tira metálica percorrida por corrente elétrica fosse imersa em um campo magnético, geraria um campo elétrico.

Esse é o Efeito Hall, descoberto em 1879.

Fazendo experimentos Hall concluiu que as cargas elétricas constituintes da corrente elétrica que percorria a tira metálica eram negativas.

Na época a conclusão foi muito importante pois o mecanismo que explica a condução da corrente elétrica não havia sido estabelecido e a própria existência de elétrons somente foi constatada, em 1897, pelo físico britânico Joseph John Thomson.

"O efeito Hall é utilizado para a determinação da densidade e do sinal dos portadores de carga em condutores e semicondutores".

Considere uma tira conduzindo corrente na direção e sentido do eixo x. Um campo magnético uniforme B é aplicado perpendicularmente à tira. Se os portadores de cargas elétricas forem positivos, a força magnética Fm os desvia na direção e sentido do eixo y. Assim, carga elétrica positiva se acumula na face superior e negativa na inferior, originando um campo elétrico E na direção do eixo y e em sentido contrário. No instante em que as forças elétrica Fe e magnética Fm se equilibram os portadores de carga elétrica se deslocam sem desvio. Nestas condições, pode ser feita a medida da tensão elétrica UH = VC-VD, denominada tensão de Hall.
Sendo UH>0 o portador de cargas é positivo.
Sendo UH<0 o portador de cargas é negativo.

Clique para ampliar

No próximo sábado: Efeito Joule

Nenhum comentário:

Postar um comentário