Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de março de 2011

Arte do Blog


O primeiro sismógrafo chinês

Borges e Nicolau
Há regiões do mundo mais sujeitas a terremotos do que outras. Tremores de terra são raros no Brasil e quando ocorrem têm pequena magnitude. No entanto, na China e no Japão, tais fenômenos são frequentes e causam muita destruição.

Os chineses têm registros de praticamente todos os distúrbios ocorridos em seu território. A primeira catástrofe anotada se deu em 780 a.C., mas um dos piores terremotos da história da China aconteceu no ano 1303 d.C., quando morreram mais de 800 000 pessoas.

Embora não tenham conseguido progresso na criação de uma teoria para os terremotos, os chineses foram capazes de contruir um aparelho que registrava a ocorrência de um abalo sísmico e indicava a direção de sua procedência.

O "sismógrafo" chinês data do principio do século II d.C., e sua criação é atribuída a Zhang Heng (Chang Heng). O notável instrumento consistia em uma jarra de vinho, feita de bronze, de 2 metros de diâmetro, dotada de uma tampa. Dentro da jarra havia um pêndulo imune a pequenos movimentos na superfície, mas sensível às ondas sísmicas de um terremoto. Oito cabeças de dragão ladeavam a jarra. Cada uma delas contendo uma bola. No plano inferior da jarra, em torno dela, oito sapos com as bocas abertas estavam posicionados na vertical dos dragões. 

Quando acontecia um tremor de terra a boca de dragão que estivesse na direção do sismo se abria e deixava a bola cair na boca do sapo. Quando isso acontecia o sismógrafo era automaticamente desligado, não caíam mais bolas, mas a direção da ocorrência estava definida.

Há registros de que o aparelho foi de grande utilidade e há indícios de que alguns exemplares foram exportados para a Pérsia.

A imagem acima dá uma idéia do desenvolvimento da metalurgia chinesa na época em que foi construído o sismógrafo. Embora o bronze fosse conhecido na Europa, os povos desse continente ainda não dominavam a técnica de fundição de grandes peças.

O vaso de bronze, de dois metros de diâmetro, que constitui a base do primeiro sismógrafo chinês é uma verdadeira obra de arte.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber de onde foi tirada esta figura do sismógrafo. Na Wikipedia é mostrada uma réplica um pouco diferente, e me pareceu mais coerente com a descrição do aparelho.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:EastHanSeismograph.JPG
    De acordo com a figura que foi colocada aqui, se observarmos atentamente, não caberiam oito sapos em volta do vaso, pois com os 4 sapos mostrados dá-se a impressão de já terem percorrido meia volta da circunferência. Assim, caberiam apenas mais 2 sapos (e dragões) para completar a volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo Grossi, você tem razão, o sismógrafo da ilustração é semelhante ao descrito no texto, mas tem algumas diferenças. Você poderá encontrá-lo no excelente blog da professora Marli Vieira de Oliveira.
      http://marlivieira.blogspot.com.br/2010/03/blog-post_4019.html
      Obrigado pelo comentário e continue visitando o blog e fazendo sugestões.

      Excluir