Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 9 de janeiro de 2011

Arte do Blog

Nanoarte

Borges e Nicolau
A nanotecnologia trabalha no universo diminuto do bilionésimo e apresenta um enorme potencial de ordem prática. Em breve teremos até sofisticados robôs para serem introduzidos na circulação sanguínea e atacar células tumorais, uma a uma. Mas há uma aplicação inusitada nessa tecnologia capaz de reorganizar átomos. Ela está sendo usada com propósitos estéticos, dando origem a uma nova forma de arte, responsável por imagens surpreendentes. A Nanoarte.

Trabalhando com microscópios poderosos os cientistas perceberam que as partículas têm grande potencial de expressão artistica. As formas dos nanoelementos lembram rios, flores, pássaros e até cavalos-marinhos. Depois de captadas em preto e branco, em aparelhos de altíssima resolução, as imagens são enviadas para editores de imagens onde os artistas acrescentam cores e efeitos.

Alguns exemplos da Nanoarte brasileira, que teve trabalhos premiados em 2º e 4º lugares na Mostra Internacional On-line Nanoarte 2009-2010.

"Orb". Trabalho de Maria Matheus, 2009

"Christmas Boxes". Trabalho de Rorivaldo Camargo, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário