Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 28 de novembro de 2010

Arte do Blog

Bruno Giorgi - Meteoro, 1967 - mármore de Carrara, altura 400 cm
Acervo Palácio Itamaraty, Brasília DF

Um meteoro em Brasília

Borges e Nicolau
O escultor e pintor Bruno Giorgi nasceu em 1905, em Mococa, São Paulo e morreu no Rio de Janeiro, em 1993. A família Giorgi mudou-se para Roma em 1911 onde Bruno estudou desenho e escultura na década de 1920. A efervescência política tomou conta da Europa nas primeiras décadas do século passado, comunistas, fascistas, monarquistas e até democratas debatiam idéias e de vez em quando batiam-se por idéias.

Corajoso, Bruno Giorgi enfrentou a onda fascista que tomou a Itália de assalto, o que lhe rendeu quatro anos de encarceramento e extradição para o Brasil, em 1935.

De volta à Europa em 1937, fixou-se em Paris onde conviveu com escultores de destaque do século XX como Henry Moore, Marino Marini e Aristide Maillol. Com os ventos da Segunda Guerra Mundial soprando sobre o continente, Bruno Giorgi retorna a São Paulo em 1939 e passa a trabalhar com os artistas do Grupo Santa Helena, participando da Família Artística Paulista.

Em 1943 muda-se para o Rio de Janeiro a convite do ministro Gustavo Capanema. Monta ateliê na Praia Vermelha e passa a dar aulas, tendo entre seus alunos Francisco Stockinger.

Os monumentos públicos de sua autoria que mais se destacam: Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do Ministério da Educação e Saúde, atual Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na Praça Três Poderes e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O Meteoro, de 1967, situado no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília é a sua obra mais marcante, um ícone da Capital Federal, tão representativo da cidade como as colunas do Palácio da Alvorada ou a própria sede do Itamaraty.

O nome dado à escultura ajusta-se perfeitamente. Embora sendo um objeto estático de grande massa, passa a sensação de leveza e movimento. Um meteoro alvissareiro suavemente pousado no espelho d'água do Palácio dos Arcos.

Bruno Giorgi é um dos maiores artistas brasileiros do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário