Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 23 de outubro de 2010

Leituras do Blog

Vaidade, Avareza; Morte e Invasão pagã

Cronista, Anjo; Astrônomo e Filósofo

Orloj, o relógio de Praga

Borges e Nicolau
Hoje estamos acostumados aos relógios a quartzo, digitais ou analógicos, que marcam as horas com precisão. A arte de marcar o tempo, dividir o dia em intervalos regulares sempre preocupou o homem. Os registros mais antigos mostram relógios de Sol, velas, ampulhetas, relógios de água e outros artefatos que a seu modo funcionaram e cumpriram a missão, mas com pouca confiabilidade. Na idade média a metalurgia atingiu um estágio de desenvolvimento que permitiu a fabricação de ferramentas precisas que levaram à construção dos primeiros relógios mecânicos. Com a descoberta da lei do pêndulo por Galileu, a relojoaria atingiu um patamar de precisão que permitiu  o florescimento da indústria relojoeira e a popularização dessas máquinas que tanto fascínio exercem sobre os homens. 

Um exemplo da engenhosidade da mecânica medieval é o Orloj, relógio astronômico localizado em Praga, capital da República Checa, construído em 1410, tendo, portanto, 600 anos de idade. Um velhinho de respeito que ainda funciona e atrai curiosidade.

Multidões de turistas ficam extasiadas com o mostrador astronômico que representa as posições do Sol e da Lua no céu e com a "Caminhada dos Apóstolos' a cada troca de hora, quando apóstolos e coadjuvantes passam pelas janelas superiores como que saudando a platéia. O Orloj é uma obra de arte mecânica que registra o estágio de desenvolvimento atingido pelo homem quando o Brasil ainda não tinha sido descoberto. Siga abaixo a história do Orloj com dados da wikipédia.

História

A parte mais antiga do Orloj, composta pelo relógio mecânico e o mostrador astronómico, foi feito pelo relojoeiro Mikulas de Kadan e Jan Sindel, mais tarde professor de matemática e astronomia da Universidade de Charles, em 1410. Este relógio é o terceiro de seu tipo. O primeiro foi construído em Pádua em 1334.
Mais tarde (presume-se que foi em torno de 1490) o mostrador do calendário foi adicionado e a fachada do relógio foi decorada com esculturas góticas.

Em 1552, este relógio foi reparado pelo mestre-relojoeiro do Orloj, Jan Taborsky, que também escreveu um relatório sobre ele que menciona Jan Huze, também conhecido como Hanus, como o construtor do relógio. Essa informação foi um engano, corrigido durante o século 20.

O Orloj parou de trabalhar muitas vezes durante os séculos depois do reparo de 1552 e foi consertado muitas vezes. No século 17, foram adicionadas as estátuas móveis. As estátuas dos apóstolos, no topo, foram adicionadas num grande reparo feito entre 1865 e 1866.

O Orloj sofreu muitos danos nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial quando os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da prefeitura. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico, produzidos por Josef Manes. A maquinaria autêntica foi concertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muita pesquisa.

Existem algumas histórias pouco realistas sobre a construção do relógio astronômico. Por muito tempo, acreditou-se que o Orloj foi construído em 1490 pelo mestre-relojoeiro Hanus e seu assistente Jakub Cech. Outra história fictícia envolve o mesmo Mestre-Relojoeiro. A lenda conta que ele foi cegado para que não pudesse mais construir outro relógio parecido com esse.

Veja a festa dos 600 anos do Orloj aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário