Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Física do cotidiano

Termologia
Respostas de 06/09

1) Você dispõe de dois copos de vidro, sendo um de paredes grossas e outro de paredes finas. Ao preenchê-los com água fervente o copo mais grosso passa a apresentar trincas e o outro não. Por que isto ocorre?

O vidro é péssimo condutor de calor. Assim, o copo mais grosso, ao ser preenchido com água fervente, sofre dilatação quase imediata na face interna e apenas após algum tempo na face externa. Essa diferença de tempo na dilatação provoca as trincas observadas. Já o copo fino sofre dilatação nas partes interna e externa, quase que simultaneamente.

2) Após uma rápida chuva, num dia quente, a sensação de calor que sentimos se acentua. Explique a razão deste fato.

Estando o dia quente a evaporação da água da chuva ocorre mais rapidamente, aumentando a umidade do ar. Consequentemente aumenta a pressão de vapor, diminuindo a velocidade de evaporação do suor na nossa pele, que é responsável pela termorregulação do corpo humano.

3) Em um dia quente o vento e as correntes de ar produzidas por ventiladores amenizam a sensação de calor. Por que isso ocorre?

O vento e as correntes de ar afastam o ar que apresenta elevada umidade e que está em contato com nossa pele. O ar renovado, com menor grau de umidade, facilita a evaporação do suor, amenizando a sensação de calor que sentimos.

4) Por que um banhista tem uma sensação maior de frio ao sair da água, enquanto o corpo está molhado?

Isto ocorre porque a água que fica em sua pele evapora, retirando calor de seu corpo

5) No clube que Paulo se associou existe a possibilidade de fazer sauna seca ou sauna a vapor. Paulo quer sentir a menor sensação de calor. Qual delas deve escolher?

A menor sensação de calor é sentida na sauna seca, pois é menor umidade do ar no seu interior, facilitando a evaporação do suor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário