Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Crônicas do Blog

Eu acredito é na rapaziada

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Eu acredito é na rapaziada
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Que segue em frente e segura o rojão
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Eu ponho fé é na fé da moçada
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Que não foge da fera, enfrenta o leão
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx (Gonzaguinha)

Fui convidado para participar, como um dos membros do júri, da IYPT Brasil (Torneio Internacional de Jovens Físicos), realizado nos dias 11 e 12 de setembro. Este torneio está voltado para jovens matriculados no ensino médio, sendo diferente das demais olimpíadas porque trata de problemas abertos, sem solução específica. A competição é fundamentada em debates chamados” Physics Fights”, modalidade de avaliação desenvolvida na ex-União Soviética e, dada sua eficiência, adotada em todo o mundo.

Confesso que no primeiro dia do torneio estava ansioso pela responsabilidade de julgar trabalhos e debates que envolveram meses de pesquisas por parte das equipes. A minha ansiedade se desfez após os primeiros instantes e transformou-se em momentos de alegria ao constatar que as equipes estavam muito bem preparadas, apresentando seus trabalhos de modo extremamente profissional. Os estudantes pertencem a colégios, públicos e particulares, de vários estados do Brasil. Ao contrário do que se divulga, temos muitos estudantes inteiramente comprometidos em aprender e se desenvolver. Suas escolas e seus professores valorizam o mérito e os conteúdos, permitindo que seus alunos tornem-se pessoas criativas e questionadoras.

Um fator primordial para o sucesso do evento foi sua eficiente organização.

Aos alunos que acessam o blog “Os fundamentos da Física”: entrem no site www.iypt.com.br, obtenham informações sobre o torneio, formem suas equipes e participem da IYPT 2011.

Encarem este desafio. A experiência adquirida com a participação é extremamente enriquecedora e muito importante para as conquistas futuras de suas vidas.

Eu acredito na nossa rapaziada.

Prof. Nicolau Gilberto Ferraro

Um comentário:

  1. Carla Cristina Bove de Azevedo10 de maio de 2012 às 17:14

    Participei nos dois últimos anos, e nesse ano fui para assistir aos meus colegas que ainda estão no ensino médio... o IYPT sem dúvidas foi a melhor das olimpíadas das quais participei...!

    ResponderExcluir