Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pense & Responda

Hidrostática

Borges e Nicolau

Questão 1
Uma esfera de volume V, constituída de um material de densidade D, flutua parcialmente imersa num líquido de densidade d. Seja v a parte do volume da esfera que está imersa no líquido. Determine a relação d/D em função de v e V.


Questão 2
Retome a questão anterior. Se o sistema fosse levado à Lua onde a aceleração da gravidade é seis vezes menor do que a aceleração da gravidade na Terra, qual seria a relação d/D?


Questão 3
Retome a questão 2. Qual seria a relação d/D se a esfera estivesse em equilíbrio totalmente imersa no líquido e sem tocar o fundo do recipiente?


Questão 4
Dois cubos idênticos flutuam em líquidos A e B, conforme indica a figura. Qual dos líquidos tem maior densidade?




Questão 5
Um recipiente completamente cheio de água é colocado sobre uma balança que registra o valor 10 N ( figura a ). Uma esfera de peso 2 N é colocada na água e passa a flutuar parcialmente imersa( figura b). O volume de água extravasado é recolhido, sendo afastado do recipiente. Qual é a leitura da balança nesta nova situação?



Clique para ampliar

2 comentários:

  1. Gostaria muito de saber, as respostas das questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 - O peso do líquido extravasado é exatamente igual ao empuxo, visto que a esfera está em equilíbrio devido a força peso. Portanto, se o peso da esfera vale 2 N o empuxo será igual ao seu próprio peso e como o peso líquido que foi derramado é igual ao empuxo, logo não haverá alteração na indicação da balança na segunda situação.

      Excluir