Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pense & Responda


Interação entre cargas elétricas

Borges e Nicolau
Cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se. Cargas elétricas de sinais contrários atraem-se. A força de interação tem a direção da reta que une as cargas, depende do meio onde elas se encontram e é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.


Na figura acima temos três cargas elétricas dispostas nos vertices A, B e C de um triângulo equilátero, todas de mesmo valor absoluto. As cargas em A e C são positivas e a carga em B é negativa.

Sabendo-se que a força de interação eletrostática entre as cargas situadas em A e C tem intensidade 10N, conforme indicado na figura, qual é a intensidade da força resultante na carga em C. E qual é a direção dessa força?

2 comentários:

  1. Intensidade 10N e direção horizontal.

    ResponderExcluir
  2. Thiago, é isso mesmo. Continue interagindo conosco. A força eletrostática resultante que age na carga elétrica situada no ponto C tem intensidade 10N. Sua direção é a da reta definida pelos pontos A e B. Considerando esta reta horizontal, dizemos que a direção da força é horizontal.

    ResponderExcluir