Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pense & Responda

Crônica

Brrrrrr
Luiz Fernando Veríssimo

"A última vez que fez tanto frio assim na África do Sul foi na Era Glacial, quando nem eu era nascido.

Só para dar uma idéia: as girafas estão procurando cachecóis do seu tamanho, e os pinguins da Cidade do Cabo trocaram seus fraques por macacões térmicos.

Nós aderimos ao princípio da cebola, que é o de usar camadas sobre camadas de agasalho até um ponto em que o frio desiste de penetrar".

Na crônica do dia 20 de junho, publicada no Blog do Noblat, (leia na íntegra
aqui) o escritor Luiz Fernando Veríssimo transcorreu sobre as baixas temperaturas da África do Sul e a necessidade de muitos agasalhos para suportá-las. No entanto, ao escrever com a maestria que lhe é peculiar, Veríssimo usou a visão empírica do homem comum.

Com base nas Leis da Física, analise a afirmativa: ...”o frio desiste de penetrar”.

Você concorda? Em caso negativo, diga o porquê e coloque nos comentários.

Nós responderemos. (Nicolau Giberto Ferraro e Sidney Borges)

4 comentários:

  1. Os agasalhos servem para reter o calor produzido pelo nosso corpo.
    Mas, como as moléculas de ar estão presentes entre as linhas do tecido da nossa roupa, o agasalho também serve como uma camada que possui condutibilidade térmica menor que a da nossa pele, amenisando assim a sensação de frio que sentimos
    A afirmaçao de Veríssimo não está totalmente errada.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com a afirmação pois o ar frio não tentará penetrar nunca e sim o ar quente tentará ir para fora, indo do corpo mais quente para o mas frio fazendo com que os dois cheguem a um equilibrio térmico.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Sharke, as Leis da Física não permitem o contencioso, não há como delas discordar. A transferência preferencial de calor do corpo mais quente para o corpo mais frio levou Rudolf Clausius a enunciar a Segunda Lei da Termodinâmica da seguinte forma: “O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta”.
    A função do agasalho é minimizar a transferência de calor do corpo da pessoa para o meio ambiente. A energia térmica fica contida no ar existente entre a pele e o agasalho, mantendo a temperatura corporal.
    É o que ocorre, nos dias frios, quando nos protegemos com um cobertor de lã. A função do cobertor é a de reduzir a transferência de calor do nosso corpo para o meio ambiente. A energia térmica que sai do nosso corpo fica contida no ar existente entre nós e o cobertor.

    ResponderExcluir
  4. Caro Eduardo, você está certo sobre a presença de “moléculas de ar” no tecido das roupas.

    Mas recordando as aulas de Física, você deve estar lembrado que o calor passa espontaneamente do corpo da maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Os agasalhos são feitos de materiais isolantes térmicos (por exemplo, a lã) que no frio minimizam a transferência de calor do corpo da pessoa (maior temperatura) para o meio ambiente (menor temperatura). Outro fator que contribui para diminuir as perdas de calor é o ar existente entre o corpo da pessoa e o agasalho e entre as camadas do agasalho. O ar é um isolante térmico, inclusive seu coeficiente de condutibilidade térmica é menor do que o da lã. O agasalho dificulta as perdas de calor e não é o frio que penetra. Um exemplo interessante é o das aves que no frio eriçam suas penas para acumular ar entre elas, diminuindo as perdas de calor do corpo para o meio ambiente.

    ResponderExcluir