Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Atmosfera



Raios, relâmpagos e trovões

Nicolau Gilberto Ferraro e Sidney Borges
Logo no início da aventura humana sobre a Terra, nossos antepassados travaram contato com os fenômenos elétricos: os raios acompanhados da brilhante luminosidade dos relâmpagos. Instantes depois o som estrondoso dos trovões. Tais ocorrências, embora assustassem, fascinavam o homem primitivo.

Mas o que é o raio? Como ocorre seu efeito luminoso? E seu efeito sonoro? Quais são os perigos dos raios? Como podemos nos proteger? É possível armazenar a energia de um raio? No link abaixo você encontra animações que exploram a formação dos raios, a prevenção contra acidentes e diversos experimentos.
Conhecendo os raios

No volume 3 de “Os fundamentos da Física, na página 94 da nona edição, a seção “A Física em nosso mundo” apresenta uma leitura sobre a “Eletricidade na Atmosfera” e analisa os tipos de para-raios. O capítulo 1 do volume 3 (décima edição - Moderna Plus ) inicia com um infográfico dobre a “Eletrização das nuvens”. O Guia para o Professor apresenta sugestões de trabalho para todos os infográficos.

Outros links:

“Ação de relâmpagos modifica química da atmosfera”.
Por: Denis Weisz Kuck

(Clique aqui)

“Raios positivos também se ramificam”
(Clique aqui)

“Os mistérios dos relâmpagos: descargas elétricas atmosféricas continuam a desafiar pesquisadores”.
Por: Osmar Pinto Jr.
(Clique aqui)

“Mapa dos raios no Brasil: pesquisa revela incidência do fenômeno em nove estados do país”.
Por: Fernanda Alves
(Clique aqui)

“Introdução à eletrodinâmica atmosférica”.
Por Odim Mendes Jr e Margarete Oliveira Domingues
(Clique aqui)

No sítio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais encontram-se diversas informações sobre os raios e sua incidência no Brasil por meio de um mapa atualizado diariamente.
(Clique aqui)

“Não basta a chuva? Raios!”
Por Fábio Portela
(Clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário