Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Paulus Aulus Pompéia

 Paulus Aulus Pompéia, nasceu no dia 1 de outubro de 1911, em Sorocaba, São Paulo. Em 1930, ingressou na Escola Politécnica da USP. Participou, junto com outros alunos da Poli, na construção de armamentos para as frentes de batalha, durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Foi colega de Mario Schenberg, considerado o maior físico teórico do Brasil. Formou-se em Engenharia Elétrica, em 1935. No ano seguinte foi estudar Matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP.


Transferiu-se para o curso de Física, entrando em contato com Gleb Wataghin e passando a integrar o grupo de pesquisa em Raios Cósmicos. O professor Marcello Damy de Souza Santos que participava do grupo, viajou para a Inglaterra e o professor Pompeia o substituiu. Foi enviado pelo Professor Wathagin para aperfeiçoamento na Universidade de Chicago, no laboratório do prêmio Nobel de Física Arthur H. Compton, onde permaneceu até 1942.

Paulus Aulus Pompéia montou na USP o Laboratório de Microscopia Eletrônica, uma técnica de análise pioneira e extremamente poderosa que beneficiou muitos pesquisadores.

A partir de 1950 passou a lecionar no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), sendo um professor extremamente dedicado. Entendia que os cursos de Matemática, Física e Química, deveriam ser a base sobre a qual se assentariam as matérias especializadas. No início de suas aulas no ITA, sempre escrevia no quadro negro:

ENGENHARIA = FÍSICA + BOM SENSO. Contam que o professor Pompéia deixou de escrever esta igualdade quando um aluno chegou mais cedo, em sua aula, e escreveu:FÍSICA = ENGENHARIA – BOM SENSO.

Em 1966 assumiu a cadeira de Física na FAU-USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O professor Sidney Borges, que trabalhou como Web – Designer deste Blog, cursava em 1969 o primeiro ano da FAU, tendo trabalhado como Monitor do curso de Física ministrado pelo professor Pompéia.

Em 1970, deixou a FAU e passou a trabalhar como Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT. Encerrou sua carreira profissional em 1980.

Paulus Aulus Pompéia
 faleceu no dia 10 de fevereiro de 1993.


Conhece mais detalhes da vida deste eminente cientista lendo o artigo escrito pelo prof. Dr. Darwim Bassi. A biografia apresentada no Blog tem por base o artigo indicado.

Clique 
aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário