1.(UFMG) Clarissa chuta, em sequência,
três bolas P, Q e R, cujas trajetórias
estão representadas nesta figura:
Sejam t(P), t(Q) e t(R) os tempos gastos, respectivamente, pelas
bolas P, Q e R, desde o momento do chute até o instante em que atingem o solo.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
a) t(Q) > t(P) =
t(R)
b) t(R) > t(Q) =
t(P)
c) t(Q) > t(R) >
t(P)
d) t(R) > t(Q) >
t(P)
e) t(R) = t(Q) = t(P)
Resolução:
Cálculo da altura máxima H
(vy)2 = (v0y)2-
2gy
Para y=H, temos vy=0.
Portanto: 0=(v0y)2- 2g.H =>H =(v0y)2/2g
(1)
Cálculo do tempo de subida tS
e do tempo total tT
vy = v0y –
g.t => 0= v0y – g.tS =>tS= v0y /g
e tT= 2. v0y /g (2)
Da figura dada, temos: HQ>HP=HR
De (1) voy(Q)> voy(P)=
voy(R)
De (2) t(Q) > t(P) = t(R)
Resposta: a
2.(CEFET-CE) Um aluno do CEFET em uma
partida de futebol lança uma bola para cima, numa direção que forma um ângulo
de 60° com a horizontal. Sabendo que a velocidade na altura máxima
é 20 m/s, podemos afirmar que a velocidade de lançamento da bola, em m/s, será:
a)10 b)17 c)20 d)30 e) 40
Resolução:
V0x=V0. cos 60°=> 20 =
V0. (1/2) => V0 =40m/s
Resposta: e
3.(FUVEST) Durante um jogo de futebol, um chute forte, a partir do chão, lança a bola contra uma parede próxima. Com auxílio de uma câmera digital, foi possível reconstituir a trajetória da bola, desde o ponto em que ela atingiu sua altura máxima (ponto A) até o ponto em que bateu na parede (ponto B). As posições de A e B estão representadas na figura. Após o choque, que é elástico, a bola retorna ao chão e o jogo prossegue.
a) Estime o intervalo de tempo t1, em segundos, que a
bola levou para ir do ponto A ao ponto B.
b) Estime o intervalo de tempo t2, em segundos, durante
o qual a bola permaneceu no ar, do instante do chute até atingir o chão após o
choque.
c) Represente, em sistema de eixos, em função do tempo, as velocidades horizontais Vx e vertical Vy da bola em sua trajetória, do instante do chute inicial até o instante em que atinge o chão, identificando por Vx e Vy, respectivamente, cada uma das curvas.
NOTE E ADOTE:
Vy é positivo quando a bola sobe
Vx é positivo quando a bola se move para a direita
Resolução:
Movimento vertical é um MUV. Vamos adotar a origem no ponto A :
s0y =5,0m e v0y=0 e orientando o eixo y para cima, temos a aceleração -g. Ao atingir B, vem t=t1
e sy =4,2m
: sy=s0y +v0y.t-gt2/2=>4,2
=5,0 + 0 - 10(t1)2/2=>
0,80 = 10(t1)2/2 => t1=0,40s
b) Na colisão perfeitamente elástica, a velocidade vertical não
se altera e, portanto, o tempo gasto após a colisão até a bola chegar ao solo é
o mesmo que a bola gastaria se não houvesse a colisão. Basta, então calcular o
tempo de descida e multiplicar por 2:
Movimento vertical é um MUV. Vamos adotar a origem no ponto A: s0y
=5,0m e v0y=0 e orientando o eixo y para cima, temos a aceleração -g. Ao atingir o solo, vem
t=t2 e sy =0
: sy=s0y +v0y.t-gt2/2=>0
=5,0 + 0 - 10(t descida)2/2=> 10(t descida)2/2=5,0
t descida = 1,0 s. Portanto: t2 = t descida +tsubida = 1,0s +1,0s => t2 = 2,0s
c) Gráfico Vx x t:
Vx = x/t1=6,0m/0,4s
=15 m/s = constante. Temos o gráfico abaixo
Gráfico Vy x t:
Para t = tsubida =1,0s ,vem: Vy=Voy-10.t=0 – 10.1,0 => Vy=-10m/s. Este valor é o Voy no instante t=0. No MUV o gráfico Vy x t é uma reta inclinada. Logo, temos o gráfico abaixo do gráfico Vx x t
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