Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 31 de outubro de 2020

Especial de Sábado


Sensação Térmica 

Borges e Nicolau

Vamos fazer um experimento mental. Imagine que você esteja viajando de carro no inverno e que a temperatura externa seja de 12 ºC num dia ensolarado e claro. Confortavelmente instalado em ambiente aquecido você contempla a paisagem enquanto ouve música. De repente o volante começa a puxar para a esquerda. Pneu furado! O jeito é parar no acostamento e colocar o estepe. Você sai do carro e, embora agasalhado, sente que vai congelar. A temperatura ambiente é de 12 ºC, mas há um vento de 25 km/h soprando, o que dá uma sensação térmica de 4 ºC.

Sensação térmica corresponde ao que sentimos quando a uma dada temperatura o vento faz com que a perda de calor de nosso corpo seja mais intensa do que seria sem vento.

Na tabela abaixo veja qual seria a sensação térmica com vento de 25 km/h e temperatura de 2 ºC. Nessas condições você teria a sensação de estar em um ambiente onde os termômetros estivessem marcando -9 ºC.

x
Nota: Nas considerações feitas não levamos em conta a umidade relativa do ar, fator que também interfere na sensação térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário