Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 8 de setembro de 2019

Arte do Blog

Raionismo vermelho, 1911

Mikhail Larionov
  
Mikhail Larionov nasceu em 1881, em Tiraspol, perto de Odessa. Foi uma figura central na década anterior à I Guerra Mundial no surgimento da arte moderna na Rússia. Através de seus esforços de organização de espetáculos, bem como suas pinturas e as dos outros, a Rússia não só entrou no mainstream de desenvolvimentos contemporâneos, mas mudou-se para a vanguarda. A Rússia produziu um número extraordinário de artistas de gênio na virada do século, entre os quais podemos citar Goncharova, Kandinsky, El Lissitzky, Malevich e Larionov. O desenvolvimento social e tecnológico rápido naquele momento ocorreu em conjunto com uma reviravolta cultural igualmente rápida. A Rússia tinha sido um país de duas culturas a das massas, enraizada no folclore e nas tradições religiosas e outra, a da aristocracia, com base na imitação do gosto conservador da Europa Ocidental. Larionov e muitos de seus contemporâneos rejeitaram o passado e começaram um movimento associado com a modernidade.

  Barbeiro, 1917

A maior contribuição de Larionov foi o desenvolvimento de um novo estilo chamado Raionismo, uma das várias formas completamente abstratas ou não objetivas de expressão visual que estavam sendo explorados no momento. Em um ensaio de junho 1912, observou a base teórica deste estilo, que foi formalmente proposto em seu "Manifesto de Rayonists e futuristas" de 1913.

"Lluvia 1"

O Raionismo concentra-se nos raios de luz coloridos com a exclusão de todos os outros aspectos da percepção. O que os olhos veem são raios coloridos de luz que partem dos objetos e, radiantes, incidem nos olhos do observador. Essa ênfase na luz como elemento básico, dinâmico, cósmico, combina as forças do Raionismo com o Futurismo, que haviam atraído muita atenção na Rússia.
 
"No Boulevard 1"

Em 1915, Larionov deixou a Rússia e trabalhou com os Ballets Russes do proprietário Sergei Diaghilev em Paris.

Mikhail Larionov morreu em 10 de maio de 1964, em Fontenay-aux-Roses, França.

A Girl At The Hairdresser's

 Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário