The Upper Red - 1963/1964
Sam Francis
Sam Francis nasceu em 25 de junho de 1923, em San Mateo, Califórnia, EUA. Ele ocupa uma posição de destaque na pintura americana do pós-guerra. Embora associado com o movimento expressionista abstrato, ao contrário de muitos pintores americanos ele teve contato direto e prolongado com a pintura francesa e a arte japonesa que o influenciaram profundamente e tiveram grande relevância sobre o seu trabalho.
Grid - 1977
Ao deixar o Corpo Aéreo do Exército dos EUA, em 1944, por motivo de doença, Francis pegou inicialmente a pintura como um hobby. Ele sentiu que poderia fazer deste hobby um empreendimento sério e começou a estudar com David Park, em 1947. Francis completou seu BA e MA da Universidade da Califórnia. Ele foi muito influenciado pelo expressionismo abstrato, particularmente pelas obras de Clyfford Still e Jackson Pollock.
Untitled - 1982
Francis mudou-se para Paris em 1950, onde conheceu Jean-Paul Riopelle que se tornou uma influência importante. O estudo dos Nenúfares de Monet teve um impacto profundo em sua obra. A partir de uma paleta muito abafado de cinzas e brancos ele voltou para as qualidades de luz e cor produzindo obras como Big Red de 1953. Francis continuou a desenvolver a utilização do espaço em branco e aumentou as dimensões de suas pinturas para uma maior ênfase. Durante seu período na Europa ele executou uma série de pinturas murais monumentais.
Trietto I - 1991
Francis voltou para a Califórnia em 1962 e sofreu influência do misticismo e da filosofia oriental que estavam em moda. O azul tornou-se uma característica dominante da sua obra a partir de 1959, inspirado pelo sofrimento pessoal e a grande alegria de ser pai pela primeira vez, em 1961. Isto levou a combinações de cores duras e estruturas mais disciplinadas com retângulos colocados centralmente durante a década de 1970. Fonte: http://www.samfrancis.com/
Sam Francis morreu em 4 de novembro de 1994, em Santa Mônica, Califórnia, EUA.
Untitled - 1988
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário