Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 12 de agosto de 2018

Arte do Blog

Balerina

Alexandra Exter
  
Alexandra Exter (ou Ekster), pintora suprematista e construtivista, designer e co-fundadora do movimento Art Deco, nasceu no dia 06 de janeiro de 1882 em Belostock. Em 1907 entrou na escola de arte de Kiev, em seguida, na Académie de la Grande Chaumière, em Montparnasse, Paris. De 1908 a 1924 Exter viveu em Kiev, São Petersburgo, Odessa, Paris, Roma e Moscou. Em 1908, mostrou trabalhos em conjunto com os membros do grupo "Zveno", em Kiev. 

 Construction 1922-23

Em 1914 Alexandra Exter expôs no Salão dos Independentes em Paris e na Mostra Internacional futurista em Milão, com Kasimir Malevich, Alexander Archipenko, Vadym Mellere Sonia Delaunay-Terk. Exter se juntou ao grupo avant-garde "Supremus" em 1915. Três anos mais tarde, ela fundou um estúdio de ensino e produção em Kiev, em que artistas como Meller, Petrytsky, Redko, Chelitschev, Shifrin und Nikritin contribuiram. Alexandra Exter também trabalhou como figurinista até 1920.

Costume design for Othello, a Swordsman, 1927

Suas habilidades como estilista a levaram à Câmara Theater de Alexander Tairov e ao estúdio de ballet da bailarina Bronislava Nijinska, irmã de Vaslav Nijinsky. No ano seguinte foi nomeada diretora do curso elementar da Oficina Artístico-Superior Técnico (VKhUTEMAS) em Moscou. Em 1924, Alexandra Exter fixou residência em França, tendo um professor na Académie Moderne, em Paris.
 
Design for a Constructivist stage setting for a Tragedy

Alexandra participou da exposição "cubismo e arte abstrata", em Nova York, em 1936 e também exibiu seus trabalhos em Praga e Paris. Depois disso, dedicou-se à ilustração de livros e trabalhou para a editora Flammarion, em Paris. 

Alexandra Exter morreu no subúrbio parisiense de Fontanay-aux-Roses, em 17 de março de 1949.

The City (1919)

 Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário