Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Caiu no vestibular

Olá pessoal. Continuando a sequência de exercícios de Óptica Geométrica selecionamos esta interessante questão da Federal do Rio de Janeiro. A resolução será publicada no próximo sábado, dia 21 de abril.

Luneta

(UFF-RJ)
Uma pequena luneta consiste em uma lente objetiva convergente de distância focal f0 = 35 cm e de uma lente ocular divergente de distância focal f1 = -5,0 cm. As duas lentes estão separadas por uma distância d = 30 cm, como ilustrado na figura 1. Um objeto é colocado sobre o eixo óptico da luneta, à esquerda da objetiva, distando x dela.



a) Calcule a posição da imagem final desse objeto, medida em relação ao centro da lente ocular, quando x = 40 cm.
b) Considere um feixe de raios paralelos de luz incidente na objetiva. Complete o diagrama de raios, na figura 2, representando suas trajetórias no interior da luneta e indicando claramente a direção em que emergem da ocular (a figura foi ampliada na direção transversal ao eixo óptico da luneta para facilitar seu desenho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário