Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 22 de abril de 2018

Arte do Blog

Red tree, 1908

Mondrian

Pieter Cornelis Mondrian, nasceu em Amersfoort, na Holanda, em 7 de março de 1872 e morreu em Nova Iorque, Estados Unidos, em 1 de fevereiro de 1944. O início da carreira foi difícil, a família era religiosa ao extremo e entendia que a arte poderia levar a uma vida pecaminosa. Apesar das objeções do pai, Mondrian estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdam entre 1892 e 1895 e depois começou a pintar.

Os primeiros trabalhos mostravam paisagens bucólicas em tons suaves. Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começou a experimentar cores mais brilhantes no intuito de transcender a natureza, criando uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstrato. É dessa época o quadro "Red Tree" (árvore vermelha) postado acima.


 
 Still Life with Gingerpot I, 1911

A partir de 1917 até a década de 1940 Mondrian desenvolve um padrão caracterizado por pinturas definidas por linhas pretas ortogonais delimitando espaços vazios preenchidos em amarelo, azul e vermelho. 

O trabalho original e minimalista tem lugar de destaque na produção artística do século XX. Mondrian continua inspirando pintores, desenhistas industriais, criadores de moda, arquitetos e publicitários, sem que os que se apropriam de seus conceitos levem em conta que o conjunto da obra trata de fundamental e filosófica recusa à imagem.


Composição em vermelho, azul e amarelo

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário