Nestas semanas que antecedem o início dos Cursos do Blog, publicaremos alguns desafios propostos durante o ano letivo de 2016. Uma oportunidade para você relembrar tópicos importantes do programa.
Borges e Nicolau
Desafio 1:
Analise a afirmativa abaixo e responda se está certa ou errada:
João esta em movimento em relação a Pedro e Pedro está em movimento em relação a Antônio. Então, concluímos que João está em movimento em relação a Antônio.
Resolução:
A afirmativa está errada.
João pode estar em repouso em relação a Antônio.
Considere, por exemplo, que João e Antônio estejam sentados em um ônibus que se movimenta em uma avenida e que Pedro esteja parado em um ponto à espera do ônibus. Veja que João está em movimento em relação a Pedro e Pedro está em movimento em relação a Antônio e João está em repouso em relação a Antônio.
Desafio 2:
Um automóvel se desloca com certa velocidade escalar média ao viajar de uma cidade A para outra B. Se o automóvel realizasse a mesma viagem com velocidade escalar média 20% maior do que a anterior, a economia de tempo de viagem seria, aproximadamente, de:
a) 10% b) 17% c) 20% d) 34% e) 80%
Resolução:
v = Δs/Δt (1) => 1,2v = Δs/ΔT (2)
(1)/(2): v/1,2v = ΔT/Δt
ΔT = (5/6).Δt
A economia de tempo será:
Δt - (5/6).Δt = (1/6).Δt
Em porcentagem temos:
[(1/6).Δt]/Δt.(100%) = (100/6)% ≅ 17%
Resposta: b
Desafio 3:
De São Paulo a Jundiaí, com intervalo de tempo de 10 min, partem dois automóveis. Eles realizam movimentos uniformes com velocidade 30 km/h. Um outro automóvel que parte de Jundiaí encontra os dois primeiros automóveis em um intervalo de 4 min, um depois do outro, com velocidade constante. Determine o módulo desta velocidade.
Resolução:
Vamos inicialmente determinar a distância, ao longo da estrada, entre os dois primeiros automóveis, que partem de São Paulo, sendo 10min = (1/6)h
v = Δs/Δt => 30km/h = Δs/(1/6)h => Δs = 5 km/h
Assim, o automóvel que parte de Jundiaí encontra os dois automóveis, percorrendo 5 km em 4 min = (4/60)h. Portanto, sua velocidade constante tem módulo:
v = Δs/Δt => v = 5km/(4/60)h => v = 75 km/h
Desafio 4:
Dois móveis, 1 e 2, percorrem os lados AC e BC de uma pista em forma de um triângulo, como mostra a figura abaixo. Eles realizam movimentos uniforme e partem no mesmo instante de A e B, respectivamente. O móvel 2 atinge o vértice C 30 segundos depois do móvel 1. A velocidade escalar do móvel 1 tem módulo 10 m/s. Determine o módulo da velocidade escalar do móvel 2.
Dados: sen 30° = 1/2; sen 45° = √2/2 e BC = 100.√2 m
Resolução:
Pela lei dos senos, temos:
BC/sen30° = AC/sen45° => 100.√2/(1/2) = AC/(√2/2) => AC = 200 m
v1 = AC/Δt1 => 10 = 200/Δt1 => Δt1 = 20 s
v2 = BC/Δt2 => v2 = 100.√2/(20+30) => v2 = 2.√2 m/s
Resposta: 2.√2 m/s
Desafio 5:
A tabela abaixo indica as velocidades escalares de quatro móveis, A,B,C e D, em diversos instantes.
a) Classifique cada movimento, nos instantes dados na tabela, dizendo se é progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado.
b) Calcule a aceleração escalar média dos móveis A e B, no intervalo de tempo de 1 s a 4 s.
Resolução:
a)
A e C possuem movimentos progressivos, pois suas velocidades escalares são positivas.
B e D possuem movimentos retrógrados, pois suas velocidades escalares são negativas.
Os movimentos de A e D são acelerados, pois os valores absolutos de suas velocidades crescem com o decorrer do tempo.
Os movimentos de B e C são retardados, pois os valores absolutos de suas velocidades decrescem com o decorrer do tempo.
b)
Móvel A:αm = Δv/Δt => αm = (8m/s-5m/s)/(4s-1s) => αm = 1 m/s²
Móvel B:αm = Δv/Δt => αm = [-5m/s-(-8m/s)]/(4s-1s) => αm = 1 m/s²
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