Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 27 de dezembro de 2015

Arte do Blog

Untitled - 1942

Mark Rothko
  
Mark Rothko nasceu em 25 de setembro de 1903, em Daugavpils, Letônia. Foi um pintor norte-americano de origem letã e judaica. Imigrou com sua família de Dvinsk (hoje Daugavpils, Letônia, outrora parte do Império Russo) para os Estados Unidos em 1913, quando tinha dez anos. Rothko é classificado como um expressionista abstrato, embora ele tenha rejeitado esse rótulo. Resistiu a aceitar, também, a classificação de "pintor abstrato".
  
Untitled - 1947

Nascido Marcus Yakovlevich Rothkowitz numa família judaica, Mark Rothko (em russo Марк Ро́тко) emigrou com a mãe e a irmã para Portland (Oregon), em 1913, para se reunir ao pai e irmãos. Fez seus estudos no Lincoln High School de Portland, depois na Universidade Yale. Em 1929, tornou-se professor de desenho para crianças. Casou-se com Edith Sachar, em 1932. Em 1934, fundou a Artist Union de Nova York.
 
Red - 1968

Em 1940, adotou o nome anglicizado "Mark Rothko", dois anos após ter obtido a nacionalidade americana. De acordo com seus amigos, tinha uma natureza difícil. Profundamente ansioso e irascível, podia ser também extremamente afetuoso. É nos anos 1950 que sua carreira verdadeiramente deslancha, graças sobretudo ao colecionador Duncan Philips que lhe comprou vários quadros e, após uma longa viagem do pintor à Europa, consagrou uma sala inteira à sua coleção (um sonho de Rothko, que desejava que os visitantes não fossem perturbados por outras obras).

Sacrifice - 1946

Rothko era um intelectual, um homem extremamente culto que amava a música e a literatura e era muito interessado pela filosofia, em particular pelos escritos de Nietzsche e pela mitologia grega. Influenciado pela obra de Henri Matisse – a quem ele homenageou em uma de suas telas – Rothko ocupou um lugar singular na Escola de Nova York.

Mark Rothko morreu em 25 de fevereiro de 1970, em Nova Iorque, EUA.

Untitled (Titulurik gabea) - 1952–53

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário