No período das férias preparamos para você, que acompanha os nossos cursos, alguns exercícios dos vestibulares do meio do ano. Aproveite para resolver as questões e avaliar o quanto você vai precisar estudar para ter sucesso nas provas.
Corrente elétrica na atmosfera
(Unifev)
Técnicas de medidas de corrente elétrica na atmosfera
A ionização de moléculas na atmosfera produz íons que, submetidos ao campo elétrico natural da Terra e às turbulências da atmosfera, produzem uma corrente elétrica que flui de cima para baixo em toda a Terra.
Uma corrente da ordem de 2,0 × 10–6 A atravessa cada quilômetro quadrado da atmosfera próxima à superfície da Terra em um dia de tempo bom.
(www.inpe.br. Adaptado.)
a) Calcule a quantidade de carga elétrica, em coulombs, que atravessa cada quilômetro quadrado da atmosfera próxima à superfície da Terra durante uma hora, em um dia de tempo bom.
b) Considere que o campo elétrico próximo à superfície terrestre, em condições de tempo bom, tem valor 120 V/m, direção vertical e sentido para baixo. Determine a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que atua sobre um íon com carga elétrica de valor –3,2 × 10–19 C, quando submetido a esse campo.
Resolução:
a)
i = ΔQ/Δt => 2,0.10–6 A = ΔQ/3600s => ΔQ = 7,2.10–3 C
b)
Sendo q < 0, concluímos que a força elétrica tem direção vertical e sentido para cima. Sua intensidade é dada por:
F = IqI.E => F = 3,2.10–19.120 => F = 3,84.10–17 N
Nenhum comentário:
Postar um comentário