Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Férias

Exercícios escolhidos

No período das férias preparamos para você, que acompanha os nossos cursos, alguns exercícios dos vestibulares do meio do ano. Aproveite para resolver as questões e avaliar o quanto você vai precisar estudar para ter sucesso nas provas.

Corrente elétrica na atmosfera


(Unifev)

Técnicas de medidas de corrente elétrica na atmosfera

A ionização de moléculas na atmosfera produz íons que, submetidos ao campo elétrico natural da Terra e às turbulências da atmosfera, produzem uma corrente elétrica que flui de cima para baixo em toda a Terra. 

Uma corrente da ordem de 2,0 × 10–6 A atravessa cada quilômetro quadrado da atmosfera próxima à superfície da Terra em um dia de tempo bom.
(www.inpe.br. Adaptado.)

a) Calcule a quantidade de carga elétrica, em coulombs, que atravessa cada quilômetro quadrado da atmosfera próxima à superfície da Terra durante uma hora, em um dia de tempo bom.
b) Considere que o campo elétrico próximo à superfície terrestre, em condições de tempo bom, tem valor 120 V/m, direção vertical e sentido para baixo. Determine a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que atua sobre um íon com carga elétrica de valor –3,2 × 1
0–19 C, quando submetido a esse campo.

Resolução:

a) 
i = ΔQ/Δt => 2,0.10–6 A = ΔQ/3600s => ΔQ = 7,2.10–3 C
 
b)
Sendo q < 0, concluímos que a força elétrica tem direção vertical e sentido para cima. Sua intensidade é dada por:


F = IqI.E => F = 3,2.10–19.120 => F = 3,84.10–17 N

Nenhum comentário:

Postar um comentário