Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Caiu no Vestibular

Variação de temperatura no Saara

(UNESP)
O gráfico representa, aproximadamente, como varia a temperatura ambiente no período de um dia, em determinada época do ano, no deserto do Saara. Nessa região a maior parte da superfície do solo é coberta por areia e a umidade relativa do ar é baixíssima.



A grande amplitude térmica diária observada no gráfico pode, dentre outros fatores, ser explicada pelo fato de que

a) a água líquida apresenta calor específico menor do que o da areia sólida e, assim, devido a maior presença de areia do que de água na região, a retenção de calor no
ambiente torna-se difícil, causando a drástica queda de temperatura na madrugada.
b) o calor específico da areia é baixo e, por isso, ela esquenta rapidamente quando ganha calor e esfria rapidamente quando perde. A baixa umidade do ar não retém o calor perdido pela areia quando ela esfria, explicando a queda de temperatura na madrugada.
c) a falta de água e, consequentemente, de nuvens no ambiente do Saara intensifica o efeito estufa, o que contribui para uma maior retenção de energia térmica na região.
d) o calor se propaga facilmente na região por condução, uma vez que o ar seco é um excelente condutor de calor. Dessa forma, a energia retida pela areia durante o dia se dissipa pelo ambiente à noite, causando a queda de temperatura.
e) da grande massa de areia existente na região do Saara apresenta grande mobilidade, causando a dissipação do calor absorvido durante o dia e a drástica queda de temperatura à noite.

Resolução:

A areia possui calor específico sensível
baixo e menor do que o da água 
(careia < cágua). Por isso, a areia sofre maior variação de temperatura do que a água, quando massas iguais de areia e água recebem a mesma quantidade de calor. Concluímos, então, que, durante o dia, a areia esquenta rapidamente ao absorver calor e, durante a noite, esfria rapidamente ao perder calor. Além disso, a baixa umidade relativa do ar não retém o calor irradiado pela areia ao resfriar-se, o que explica a queda de temperatura na madrugada.

Resposta: b

Um comentário:

  1. Professor. Gostei! Gostei tanto que reproduzirei a sua contribuição em minhas aulas. Obrigado.

    ResponderExcluir