Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 17 de outubro de 2010

Arte do Blog

Delicate Arch - Utah, USA

Palácio do Itamaraty - Brasília

Arcos

Borges e Nicolau
Na primeira foto temos um arco esculpido na rocha pela abrasão dos ventos. Há muitos arcos semelhantes no planeta, é provável que tenham servido de inspiração ao homem que passou a usá-los em suas edificações.

Na antiguidade estruturas em arco foram amplamente utilizadas, especialmente pelos romanos em obras que permanecem até nossos dias, como o Coliseu e os aquedutos. Os gregos, hábeis arquitetos, também usaram arcos, mas apenas em obras subterrâneas, preferindo vigas retas nas edificações sobre a superfície.

A arquitetura mourisca têm no arco seu elemento característico e a arquitetura religiosa optou pelo arco gótico, em ponta, acreditando que assim seria mais fácil atingir o coração de Deus.

Oscar Niemeyer usou o arco para criar uma das obras mais representativas da arquitetura contemporânea, o Palácio do Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos.

Como em outras obra de Niemeyer, o Palácio dos Arcos impressiona pela originalidade. Quem o contempla refletido no espelho dágua, flutuando no espaço, leve, solto, é tocado pela emoção que só a arte consegue produzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário