Renato "Pé Murcho"
Sidney Borges
No final da década de 1970 surgiu no Guarani de Campinas um jogador muito talentoso, Renato. Atuava como meia armador e tendo a seu lado o centroavante Careca, compôs um ataque arrasador que levou o Guarani ao título nacional.
Depois da conquista histórica Renato e Careca tiveram seus passes negociados, passando a defender o São Paulo. Com atuações brilhantes no tricolor foram convocados para a seleção brasileira de 1982, que disputou a Copa do Mundo na Espanha e que muitos consideram a melhor de todos os tempos, apesar da tragédia de Sarriá, quando o Brasil perdeu da Itália por 3 a 2 e ficou fora da Copa.
Renato tinha o apelido de “Pé murcho”, o que nos leva a imaginar que os arremates não eram o seu forte. Em um jogo do São Paulo contra o Internacional de Porto Alegre, Renato chutou uma bola parada da meia lua da área em direção ao gol adversário.
O goleiro fez a defesa e a Rede Globo informou com dados obtidos em seu novíssimo computador:
A bola viajou 15 metros com aceleração constante, tendo permanecido no ar durante 2 segundos.
No momento em que os dados sobre a velocidade final e a aceleração da bola seriam colocados no ar, houve uma pane elétrica nas cabines da imprensa.
Você faria a gentileza de calcular os dados faltantes para que Galvão Bueno possa informar à galera?
Lembre-se que sendo a aceleração constante, o movimento é uniformemente variado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário